Planejamento agrícola de culturas perenes cultivadas no entorno do reservatório público Epitácio Pessoa, Boqueirão, Paraíba

Authors

  • João Paulo de Oliveira Simões Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Silvânia Lucas Santos Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Abstract

O presente trabalho teve por objetivo o planejamento agrícola de culturas perenes, cultivadas nas margens do reservatório Epitácio Pessoa (Boqueirão), visando maximizar a lucratividade e o potencial de utilização dos recursos hídricos do reservatório em anos com ocorrência de períodos de secas, garantindo o abastecimento urbano de 18 cidades. Para tanto foi empregado um modelo de otimização multiobjetivo, baseado em programação linear, desenvolvido por Santos et al. (2011), objetivando o atendimento da demanda de abastecimento urbano, a maximização da receita líquida auferida com as culturas agrícolas irrigadas (benefício econômico), e da mão de obra empregada nas áreas irrigadas (beneficio social) e a minimização do uso de adubos e defensivos químicos (beneficio ambiental). Utilizaram-se dados hidroclimáticos referentes aos anos de 1995 a 2004, caracterizado por apresenta um grande período de seca (1998 a 2003). Os resultados demonstraram que só é possível cultivar, de maneira sustentável e garantindo o abastecimento urbano, cerca de 100 ha de coco e 178 ha de banana. Observa-se que tais resultados foram influenciados pelos déficits hídricos do período pluviométrico estudado.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

João Paulo de Oliveira Simões, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Possui graduação em Tecnologia em Irrigação e Drenagem pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFCE (2009) - Campus Limoeiro do Norte, Ceará. Possui Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG / Paraíba. Tem experiência na área de Recursos Naturais e Irrigação, com ênfase em Recursos Hídricos, Irrigação e Drenagem

Silvânia Lucas Santos, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Graduada em Tecnologia em Saneamento Ambiental pelo IFCE, campus Limoeiro do Norte (2010). Mestre em Engenharia Civil e Ambiental pela UFCG (2013), com área de concentração em Engenharia Sanitária. Doutoranda em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal da Paraíba - UEPB.

Published

30-10-2013

How to Cite

SIMÕES, J. P. de O.; SANTOS, S. L. Planejamento agrícola de culturas perenes cultivadas no entorno do reservatório público Epitácio Pessoa, Boqueirão, Paraíba. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 8, n. 5, p. 01–08, 2013. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2324. Acesso em: 19 apr. 2024.

Issue

Section

Technical Note