Agroecologia: preservação ambiental e sustentabilidade

Autores

  • Aldeni Barbosa da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Janaina Moreira de Brito Universidade Federal da Paraíba

Resumo

O intenso processo modernizador da agricultura brasileira acarretou impactos ambientais e transformações sociais em amplas magnitudes. A intensificação no uso de insumos químicos e mecânicos na agricultura acelerou a degradação de solos, a contaminação do meio ambiente e a agressão aos recursos naturais, com reflexo direto na qualidade de vida das populações rurais e urbanas. Nos últimos anos, em oposição ao modelo de agricultura convencional, diversos estilos de agricultura têm sido adotados em diferentes localidades, e são caracterizados pela utilização de tecnologias que respeitem a natureza, mantendo um equilíbrio dinâmico entre os seres vivos e o meio ambiente, imitando ao máximo os sistemas naturais. A partir dos princípios da Agroecologia, que não é um tipo de agricultura alternativa, e se constitui numa ciência que estabelece as bases para a construção de estilos de agriculturas sustentáveis e de estratégias de desenvolvimento rural sustentável, existe um potencial técnico-científico já conhecido e que é capaz de impulsionar uma mudança substancial no meio rural e na agricultura e, portanto, pode servir como base para reorientar ações de ensino, de pesquisa e de assessoria ou assistência técnica e extensão rural, numa perspectiva que assegure uma maior sustentabilidade socioambiental e econômica para os diferentes agroecossistemas. Diante disso, objetivou-se com esse artigo, contextualizar os principais conceitos sobre agroecologia, explanando sobre sua multidisciplinaridade e interação para um desenvolvimento rural sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aldeni Barbosa da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Pós-Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo / Centro de Ciências Agrárias / Universidade Federal da Paraíba. Possui Doutorado em Agronomia (Entomologia Agrícola) pela Universidade Federal da Paraíba (2009), Mestrado em Agronomia (Entomologia Agrícola) pela Universidade Federal da Paraíba (2006), Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba (2003). Trabalhou como pesquisador na Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba EMEPA/FINEP/CNPq. Atualmente é pesquisador/professor associado da Universidade Federal da Paraíba Campus II - Areia - PB, nos componentes curriculares Matéria Orgânica do Solo e Manejo Ecológico do Solo. Tem experiência na área Agronômica, com ênfase em Entomologia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: Controle Biológico (Spodoptera frugiperda, Hyadaphis foeniculi), Seletividade de Produtos de Origem Vegetal a Insetos Predadores e Insetos-Praga, Manejo Integrado de Pragas e Bioecologia de Dermapteros (Euborellia annulipes)

Janaina Moreira de Brito, Universidade Federal da Paraíba

Bióloga pela Universidade Federal da Paraíba.

Downloads

Publicado

2016-04-06

Como Citar

SILVA, A. B. da; BRITO, J. M. de. Agroecologia: preservação ambiental e sustentabilidade. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 15–26, 2016. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/3394. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO