Parâmetros físico-químicos das águas da bacia do rio Gurguéia, Piauí-PI

Autores

  • Gasparino Batista de Sousa Universidade Estadual do Piaui
  • Liliane Pereira Campos Universidade Estadual do Piauí
  • João Fernandes da Silva Junior Universidade Federal Rural do Para
  • Gabriella Santana Carreiro Guimarães Governo do Distrito Federal

Palavras-chave:

Parâmetros hidroquímicos. Qualidade das águas

Resumo

O rio Gurguéia drena todo o extremo sul do estado do Piauí, e tem como seus principais afluentes os rios Paraim, Contrato e riacho Barra Verde.  Toda a bacia vem sofrendo transformações em seus ecossistemas aquáticos, devido ao uso inadequado do solo, os desmatamentos, queimadas e problemas de desertificação, provocando assoreamento e diminuição da sua vazão e interferindo na qualidade das águas. O presente trabalho teve como objetivo avaliar com uso de técnicas multivariadas os parâmetros físico-químicos das águas dos rios Gurguéia, Paraim, Contrato e riacho Barra Verde. As coletas das amostras foram realizadas no período chuvoso novembro de 2016 a abril de 2017,  no período seco de maio a setembro de 2017, totalizando 12 amostragens de água.  Os pontos amostrados foram os  rios Gurguéia; Paraim; Contrato e riacho Barra Verde. As determinações dos parâmetros físico-químicos foram realizadas no laboratório da Estação de Tratamento de Águas – ETA, da Companhia de Águas e Esgoto do Piauí – AGESPISA. Os dados foram submetidos à análise multivariada (análises de componentes principais e agrupamento hierárquico) no software SPSS® 10.0 (Statistical Package for the Social Sciences). Os parâmetros físico-químicos, alcalinidade de bicarbonato, nitrito, nitrato e ferro apresentaram correlações superiores variando de 0,78 a 0,83, mostrando maior concentração nos pontos amostrados do rio Gurguéia. Esses valores mostram a influencia direta do processo de desertificação no rio Gurguéia. Em ordem crescente, riacho Barra Verde, rios Contrato e Paraim mantiveram semelhança nos dados apresentados, explicados possivelmente por  manterem uma cobertura vegetal razoável em suas margens, conservando o solo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gasparino Batista de Sousa, Universidade Estadual do Piaui

graduado em agronomia pela UFPI, 1997; mestrado em manejo e consrvaçaõ da água e solo - UFPB, Areia; doutorado em ciências do solo- UNESP - Jaboticabal SP. Professor adjunto da Universidade Estadual do Piaui atuando no curso de agronomia no campus de Corrente.

Liliane Pereira Campos, Universidade Estadual do Piauí

Professora Adjunto da UESPI, campus de Corrente

João Fernandes da Silva Junior, Universidade Federal Rural do Para

Prof. adjunto da UFRPA- Belem

Gabriella Santana Carreiro Guimarães, Governo do Distrito Federal

Profª. da Secretaria de Educação do GDF.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2018-01-02

Como Citar

SOUSA, G. B. de; CAMPOS, L. P.; JUNIOR, J. F. da S.; GUIMARÃES, G. S. C. Parâmetros físico-químicos das águas da bacia do rio Gurguéia, Piauí-PI. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 01–06, 2018. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/5653. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

CIÊNCIAS AMBIENTAIS