Avaliação do papel ecológico das reservas legais da Mata Atlântica da Bahia determinado pelo uso do solo

Autores

  • Egberto Tourinho de Melo Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Antoine OHC Leduc Sultan Qaboos University (Al Khoud, Omã)
  • Elaine Cristina Cambui Barbosa Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Rodrigo Nogueira Vasconcelos Universidade Federal da Bahia (UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.18378/rbga.v16i1.9280

Resumo

As reservas legais (RL) constituem um dos principais instrumentos governamentais para a conservação dos ecossistemas brasileiros. As RL ocorrem nas propriedades privadas e auxiliam na preservação de processos ecológicos além de promover a conservação da biodiversidade pela manutenção de habitat. Em biomas degradados e fragmentados como a Mata Atlântica, as RL são essenciais para a conservação destes. Para serem instrumentos eficazes, as RL devem abrigar habitat com valor ecológico (e.g., vegetação nativa). Portanto, é essencial determinar o grau de sobreposição entre a localização das RL cadastradas, e uso/cobertura do solo com valor ecológico que as mesmas abrigam. O não cumprimento desse requerimento (e.g., RL abrigando áreas de pastagem) leva a perda da função de conservação ambiental. Aqui, utilizamos dados das RL cadastradas no Cadastro Ambiental Rural (CAR) de 2014 a 2019 no bioma Mata Atlântica da Bahia. Esses dados foram sobrepostos ao mapeamento de uso/cobertura do solo desenvolvido pelo Projeto de Mapeamento Anual da Cobertura e Uso do Solo (MapBiomas) para determinar qual proporção das RL é inserida em uma paisagem com valor ecológico. No total, foram consideradas 7.941 RL, sendo 35% da área cadastrada das mesmas (240K ha) ocupada por categorias de cobertura do solo com baixo valor de conservação, incluindo pastagem, áreas não vegetadas e/ou degradadas. Ademais, os resultados apontam a uma redução ao longo do tempo na proporção da área de vegetação nativa que é abrigada pelas RL. Tais fatos evidenciam uma inadequação no estabelecimento das RL nas propriedades privadas do bioma da Mata Atlântica na Bahia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Egberto Tourinho de Melo, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Engenheiro Ambiental, Graduação – Faculdade de Tecnologia e Ciencias – (FTC Salvador – BA), Mestrado em Ecologia Aplicada à Gestão Ambiental – Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Antoine OHC Leduc, Sultan Qaboos University (Al Khoud, Omã)

Professor Associado, Sultan Qaboos University (Al Khoud, Omã), Graduação – Universidade do Québec em Rimouski, Mestrado em Biologia – Universidade Concordia, Doutorado em Biologia – Universidade Concordia

Elaine Cristina Cambui Barbosa, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Bióloga,  Gradução - Universidade Católica de Salvador (UCSAL) , Mestrado em Ecologia e Biomonitoramento - Universidade Federal da Bahia (UFBA), Doutorado em Ecologia - Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Rodrigo Nogueira Vasconcelos, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Biólogo , Gradução - Universidade Católica de Salvador (UCSAL) , Mestrado em Ecologia e Biomonitoramento - Universidade Federal da Bahia (UFBA), Doutorado em Ecologia - Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Downloads

Publicado

2022-06-17

Como Citar

MELO, E. T. de; LEDUC, A. O. .; BARBOSA, E. C. C. .; VASCONCELOS, R. N. . Avaliação do papel ecológico das reservas legais da Mata Atlântica da Bahia determinado pelo uso do solo. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 16–26, 2022. DOI: 10.18378/rbga.v16i1.9280. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/9280. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos