A inclusão social-escolar de alunos com TOC frente das ambientações educacionais: uma exposição narrativa
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v13i4.10109Resumo
O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) é considerado uma condição psicopatológica caracterizada por quadros clínicos baseados nas expressões contínuas e consistentes de sintomas associados aos pensamentos repetitivos e intrusivos e aos comportamentos compulsivos perante do cotidiano do sujeito em suas especificações vivenciais e diagnósticas. No contexto educacional, observa-se que os alunos diagnosticados com TOC tendem a ter os seus resultados acadêmicos e experienciais comprometidos pelas diretrizes psicopatológicas de tal condição, revelando a pertinência dos trabalhos multi e interdisciplinares, assim como das formações continuadas dos profissionais da área da educação, com o intuito do acolhimento global do sujeito em seus carácteres globais. Partindo dos elementos supracitados, o presente estudo discute sobre a significância do desenvolvimento de estratégias e modelos interativos frente da inclusão social-escolar dos alunos com TOC frente das potencialidades e contradições das ambientações educacionais, levando em consideração a presença intrínseca das óticas multi e interdisciplinares. Para tanto, utilizou-se da revisão narrativa como metodologia orientadora das afirmações, conceituações e proposições levantadas, valendo-se de artigos científicos, capítulos de livro e obras especializadas como principal fonte de pesquisa, tendo as bases digitais do Google Acadêmico e Scielo como centralização das buscas. Sendo assim, visando compreender as noções gerais do TOC frente das possibilidades inclusivas no universo escolar-educacional, seguem os demais tópicos desse trabalho acadêmico, pautando-se em um viés dialógico-comunicativo em suass entrelinhas contextuais.
Palavras-chave: TOC. Educação Contemporânea. Inclusão Social. Inclusão Escolar.
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