Formação interprofissional durante a pandemia de Covid-19: miradas a partir de uma experiência do Pet-Saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v14i1.10178

Resumo

A pandemia de COVID-19 e as medidas sanitárias adotadas impactaram todo o mundo modificando o convívio social e o funcionamento institucional, e não somente pelas vidas ceifadas, mas também pelas alterações nos modos de vida das pessoas e das formas de organização das instituições. O artigo objetiva relatar a experiência vivenciada por um grupo do PET-Saúde/Interprofissionalidade a respeito da formação de acadêmicos e trabalhadoras da área de saúde no período da pandemia de COVID-19. Trata-se de uma experiência vivenciada em 2020 em uma Instituição de Ensino Federal, desenvolvida por meio de encontros com o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação. Participaram do grupo acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Psicologia, Medicina e Educação Física, docentes de Enfermagem e de Psicologia, e como preceptoras, enfermeiras, psicóloga e assistente social.  A problematização ancorada no Arco de Manguerez foi a base referencial para o seu desenvolvimento. Os achados demonstram que houve avanço no entendimento e vivência da teoria e prática, principalmente no que diz respeito às competências colaborativas: Trabalho em equipe e Comunicação interprofissional. Conclui-se que foi possível compreender as demandas do grupo e alinhar conceitos sobre a interprofissionalidade, educação interprofissional e as competências colaborativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valentina Barbosa da Silva, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Doutora em enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Escola de Enfermagem Anna Nery; Docente do departamento de Medicina da Universidade Federal de Rondônia; Integrante dos grupos de pesquisa Gestão, Educação e Cuidados em Saúde e Enfermagem e Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação e Infância (EDUCA)

Ellen de Moraes Guedes, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Graduanda de enfermagem; Discente do curso de enfermagem da Universidade Federal de Rondônia; Integrante do Centro de Estudo e Pesquisa em Saúde Coletiva (CEPESCO)

Laísy de Lima Nunes, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba; Docente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia; Líder do Centro de Pesquisa em Formação da Pessoa (CEPEFOP)

Márcia Maria Mororó Alves, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz -FIOCRUZ. Vínculo com a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho, Rondônia, Brasil.

Juracy Machado Pacífico, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista; Docente do departamento acadêmico de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar-Mestrado e Doutorado Profissional, da Fundação Universidade Federal de Rondônia; Líder do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação e Infância (EDUCA)

Downloads

Publicado

2024-01-02

Como Citar

Barbosa da Silva, V., de Moraes Guedes, E., de Lima Nunes, L., Mororó Alves, M. M., & Machado Pacífico, J. (2024). Formação interprofissional durante a pandemia de Covid-19: miradas a partir de uma experiência do Pet-Saúde. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 14(1), 10–19. https://doi.org/10.18378/rebes.v14i1.10178

Edição

Seção

Artigos