Comunicação assertiva em feedback formativo de residentes médicos e não médicos

Autores

  • Bárbara Nogueira Palmieri Associação Hospitalar Moinhos de Vento, Porto Alegre, Rio Grande do Sul
  • Cassio Matos da Silva Associação Hospitalar Moinhos de Vento, Porto Alegre, Rio Grande do Sul
  • Matheus de Castro Souza Perez Associação Hospitalar Moinhos de Vento, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v13i4.10257

Resumo

Introdução: o feedback como ferramenta de avaliação, associado a comunicação assertiva, contribuem para avaliar o desempenho e colaborar na construção do crescimento pessoal e profissional do residente. Objetivo: analisar como a comunicação assertiva em feedback formativo pode promover a melhoria no aprendizado de residentes médicos e não médicos. Método: revisão sistemática com uso das estratégias PICO para pergunta de pesquisa e PRISMA para seleção dos artigos via bases de dados MEDLINE/PubMed e BVS, com filtro nos últimos 10 anos, em inglês e português. Resultados: dos 33 estudos encontrados, quatro foram selecionados para compor a revisão. Desenvolver habilidades de comunicação e promover feedback bilateral são essenciais para favorecer a relação entre tutor e residente, evitar hierarquização e permitir que o estudante tenha papel ativo no seu aprendizado. Barreiras como restrição de tempo, rotatividade de preceptores e curva de aprendizagem podem ser minimizadas por meio do uso de modelos de feedback, como R2C2 e Ask-Respond-Tel. Conclusão: a comunicação assertiva em feedback formativo pode promover a melhoria no aprendizado de residentes médicos e não médicos por, em suma, promover feedback bilateral, podendo-se fazer uso de estratégias e ferramentas para minimizar as barreiras de comunicação. São necessários mais estudos sobre comunicação eficaz em feedback, especialmente em residências multiprofissionais.

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Publicado

2024-01-02

Como Citar

Palmieri, B. N., Silva, C. M. da, & Perez, M. de C. S. (2024). Comunicação assertiva em feedback formativo de residentes médicos e não médicos. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 13(4), 931–936. https://doi.org/10.18378/rebes.v13i4.10257

Edição

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