Uma adaptação de instrumento para avaliação de residentes na terapia intensiva: Relato de Experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v14i1.10284

Resumo

Objetivo: Descrever a experiência de implementar um protocolo para avaliação de Residentes de Enfermagem em unidade de terapia intensiva de adultos, utilizando a Metodologia Mini-cex adaptada para a unidade de terapia intensiva. Método: Estudo descritivo com abordagem qualitativa, tipo relato de experiência, conforme as etapas de adaptação do instrumento, desenvolvimento de protocolo institucional para treinamento dos profissionais para feedback e avaliação da prática educativa. Resultados: Foi elaborado um instrumento adaptado para a unidade de terapia intensiva do instrumento MIni-cex. Para a capacitação dos profissionais para feedback foi formulado um treinamento com os profissionais, produzido um vídeo e uma cartilha educativa. Para avaliação da prática educativa foi criado um instrumento online .  Conclusão: O instrumento Mini-cex adaptado para a terapia intensiva é uma importante ferramenta de padronização para as avaliações de residentes contribuindo para a avaliação formativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabrícia Eduarda Baia Estevam, Hospital Risoleta Tolentino Neves

Mestre em Enfermagem pela UFMG. Graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2015). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Sistematizar o Cuidar em Enfermagem, da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (Desde 2013). Especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva de Adultos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(2017). MBA executivo em Gestão da Qualidade em Saúde e Acreditação Hospitalar. Atualmente é Enfermeira da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Risoleta Tolentino Neves.

Downloads

Publicado

2024-02-11

Como Citar

da Silva, E. M., & Baia Estevam, F. E. (2024). Uma adaptação de instrumento para avaliação de residentes na terapia intensiva: Relato de Experiência. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 14(1), 159–164. https://doi.org/10.18378/rebes.v14i1.10284

Edição

Seção

Artigos