Aspectos associados ao letramento em saúde e seus instrumentos de avaliação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v14i1.10296

Resumo

Introdução: A literacia em saúde é definida como um conjunto de habilidades e competências para acessar, compreender e aplicar informações de saúde. No brasil, a falta de literacia em saúde é um desafio, especialmente para pessoas com baixa renda e educação, contribuindo para disparidades no acesso a informações sobre saúde e serviços de saúde.

Objetivo: analisar os aspectos associados ao Letramento em Saúde no contexto brasileiro e as principais escalas utilizadas para mensura-lo.

Método: trata-se de uma revisão bibliográfica narrativa explicativa de caráter descritivo-qualitativo realizada nas bases de dados SCIELO, PUBMED (MEDLINE), LILACS e BDENF. Os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) em português e seus correspondentes em inglês são: “Letramento em Saúde”, “Promoção da Saúde”, “Educação em Saúde”, “Estudos de validação”. Os artigos selecionados para análise e interpretação tinham como critérios: artigos originais, publicados no idioma português e inglês, entre os anos de 2013 e 2023, que discorrem sobre a temática supracitada e que tenham relação com o objetivo desse trabalho.

Resultados e discussão

Fica evidente que as causas do baixo LFS são multifatoriais, e que diversos fatores podem influenciar em seus níveis, destacando-se a baixa escolaridade, idade avançada e baixa renda. Outrossim, foram examinados instrumentos de avaliação, como o test of functional health literacy in adults (tofhla), o newest vital sign (nvs) e o health literacy questionnaire (hlq), destacando sua utilidade na mensuração da literacia em saúde no contexto brasileiro. Por fim, ressalta-se a importância desses instrumentos para direcionar políticas públicas e a necessidade de estudos mais avançados sobre a prevalência da literacia em saúde no brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-02-11

Como Citar

de Morais, G. M., & Christina Marchesi de Freitas, T. (2024). Aspectos associados ao letramento em saúde e seus instrumentos de avaliação. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 14(1), 151–158. https://doi.org/10.18378/rebes.v14i1.10296

Edição

Seção

Artigos