Autonomia e qualidade de vida como foco do Projeto Terapêutico Singular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v14i1.10328

Resumo

O Projeto Terapêutico Singular é uma ferramenta da Estratégia Saúde da Família, que, alinhada aos princípios do Sistema Único de Saúde, promove a saúde integral da população. O objetivo deste artigo foi demonstrar a eficácia do Projeto Terapêutico Singular como estratégia fundamental, utilizando uma abordagem centrada na pessoa, de forma interdisciplinar e contextualizada. Trata-se de um relato de experiência de acadêmicas do curso de Medicina da UNIGRANRIO-Afya, que destaca a implementação do Projeto Terapêutico Singular em uma paciente idosa que enfrentava maus tratos, com hipertensão arterial sistêmica descompensada e desvio de verba de sua pensão. Em conjunto com as acadêmicas, os docentes, a equipe de saúde da Estratégia Saúde da Família e a paciente, foi elaborado o plano terapêutico através dos quatro momentos: diagnóstico, definição de metas, divisão de responsabilidades e reavaliação. Os resultados destacaram a eficácia do Projeto Terapêutico Singular, que, ao concentrar-se nas particularidades da paciente, fortaleceu não só os vínculos como houve melhoria da saúde e autonomia da paciente, ressaltando a importância da atenção domiciliar na Atenção Básica e revelando o Projeto Terapêutico Singular como uma ferramenta valiosa para a promoção da saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cecília Sayão Costa, UNIGRANRIO-Afya

Acadêmica de Medicina; Universidade do Grande Rio-Afya, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Gabriela Fagundes Barros D’Elia, UNIGRANRIO-Afya

Acadêmica de Medicina; Universidade do Grande Rio-Afya, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Thamiris Lopes Siqueira, UNIGRANRIO-Afya

Acadêmica de Medicina; Universidade do Grande Rio-Afya, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Viviane Verçosa dos Santos Thomaz, UNIGRANRIO-Afya

Acadêmica de Medicina; Universidade do Grande Rio-Afya, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Leila Chevitarese, UNIGRANRIO-Afya

Cirurgiã dentista, Doutora em Odontopediatria pela UFRJ, Especialista em Saúde Pública pela UVA e Professora de Medicina; Universidade do Grande Rio-Afya, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Paulo Cavalcante Apratto Junior, UNIGRANRIO-Afya

Médico, Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Professor de Medicina; Universidade do Grande Rio-Afya, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-02-11

Como Citar

Sayão Costa, C., Fagundes Barros D’Elia, G., Lopes Siqueira, T., Verçosa dos Santos Thomaz, V., Chevitarese, L., & Cavalcante Apratto Junior, P. (2024). Autonomia e qualidade de vida como foco do Projeto Terapêutico Singular. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 14(1), 165–168. https://doi.org/10.18378/rebes.v14i1.10328

Edição

Seção

Artigos