Médicos da Academia Maranhense de Letras: biografia, feitos literários e médicos de "Salomão Mettre Fiquene"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v14i1.10330

Resumo

Este artigo apresenta a história de Salomão Fiquene, um médico parasitologista, escritor e político notável, destacando sua jornada desde a formação acadêmica até sua carreira profissional. De ascendência libanesa, o texto descreve a trajetória familiar de Salomão no contexto histórico da imigração libanesa no Maranhão, destacando sua significativa contribuição para o crescimento econômico do Estado naquela época. Além disso, o artigo explora a formação médica do século XX, comparando-a com a formação atual, identificando diferenças, semelhanças e particularidades. O objetivo é promover uma discussão sobre a formação médica contemporânea e a importância de os profissionais expandirem seus horizontes de conhecimento, indo além da medicina, ampliando suas ideias e perspectivas, para desempenhar um papel ativo na formação de opiniões e na transformação do ambiente em que vivem. Para conduzir a presente pesquisa, adotou-se o método de coleta de informações por meio de pesquisa bibliográfica. Esse método visa explorar e discutir um determinado tema com base em referências teóricas previamente publicadas em livros, revistas, periódicos e outras fontes. Por fim, Salomão Fiquene ocupa um lugar único na história da medicina maranhense, transcendendo seus títulos e conquistas acadêmicas e profissionais. Este estudo ressalta que sua maior contribuição foi a aplicação prática de seus ideais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathalia Farias Pereira, Univerdade Ceuma, São Luís, Maranhão

 

 

Nayanna Láyza Oliveira de Sousa, Univerdade Ceuma, São Luís, Maranhão

 

 

Nícya Maria Paiva Batista Santana, Univerdade Ceuma, São Luís, Maranhão

 

   

Mirla Kalina Silva dos Santos, Univerdade Ceuma, São Luís, Maranhão

 

 

Referências

ACADEMIA MARANHENSE DE LETRAS (AML). Edição Comemorativa do Centenário da Academia Maranhense de Letras 1908/2008. São Luís: Academia Maranhense de Letras, 2008.

ACADEMIA MARANHENSE DE MEDICINA (AMM). Estatuto. São Luís: Academia Maranhense de Medicina, 1988.

ALMEIDA, Z. da S. de (Org.). Gênesis da Academia Maranhense de Ciências. São Luís: Ed. UEMA, 2010.

AZEVEDO, V. Uma breve história da Arte na Formação de Médicos. Latrico, v. 35, p. 40-48, 2015.

BRITO, S. A liberação do Maranhão. In: LIMA, F. A. (Org.). Maranhão reportagem. São Luís: Clara Editora, 2000.

BUZAR, B. Centenário do médico professor Salomão Fiquene: o cientista que Itapecuru-Mirim deu ao Brasil, além de grande médico homem das letras e da cultura. In: Jornal O Estado do Maranhão, de 28 de outubro de 2007.

FIQUENE, S. Discurso de posse recepcionado por Rubem Riberro de Almeida. Rev. da AML, São Luís, 1979. p. 25-35.

FRANÇA, M. O estabelecimento da colônia libanesa no Maranhão. Monografia (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão - UFMA, São Luís, MA. São Luís, 1990.

GALLIAN, M. C. D. A (RE)humanização da Medicina. São Paulo (SP): Escola Paulista de Medicina. Departamento de Psiquiatria / UNIFESP, 2000.

GONÇALVES, L. S. V. A família e o portador de transtorno mental: estabelecendo um vínculo para a reinserção à sociedade. 2010. TCC (Especialização em Atenção Básica e Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Manhuaçu, MG. Manhuaçu, 2010.

LACROIX, M. de L. L. História da Medicina em São Luís: Médicos, enfermidades e instituições. São Luís: Gráfica Santa Marta, 2015.

MARCONI, M.A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MARTINS, G. A.; PINTO, R. L. Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos. São Paulo: Atlas, 2001.

NUNES, P. P. Medicina, poder e produção intelectual: uma análise sociológica da medicina no Maranhão. São Luis: Edições UFMA; PROIN (CS), 2000.

REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO MARANHÃO. Comemorativa dos 83 anos 1925-2008. N. 29. 2008. Edição Eletrônica. Disponível em: <https://issuu.com/leovaz/docs/revista_29_dez_2008>. Acesso em: 25 maio 2018.

RUTIER, R. Estudo da imigração libanesa no Estado do Maranhão. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Maranhão - UFMA, São Luís, MA. São Luís, 2000.

SANTANA, J. Itapecuruenses Notavéis. São Luís: 360° Gráfica Editora, 2016.

SOUSA, M. P. Líbano eterno: migrantes árabes no comercio e na política do maranhão (1930-1945). Monografia (Graduação em História) - Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, São Luís, MA. São Luís, 2007.

TRUZZI, O. M. S. Patrícios: sírios e libaneses em São Paulo. 1993. 269f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. São Paulo, 1993.

VAZ, L. G. D. REINALDO, T. B. dos S. (Org.) IHGM - Ocupantes de Cadeiras. São Luís: IHGM, 2013.

VIVEIROS, J. História do comércio do Maranhão (1896 - 1934). São Luis: Lithograf, 1964.

Downloads

Publicado

2024-01-26

Como Citar

Pereira, N. F., Sousa, N. L. O. de, Santana, N. M. P. B., & Santos, M. K. S. dos. (2024). Médicos da Academia Maranhense de Letras: biografia, feitos literários e médicos de "Salomão Mettre Fiquene". Revista Brasileira De Educação E Saúde, 14(1), 91–95. https://doi.org/10.18378/rebes.v14i1.10330

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)