Percepção dos acadêmicos sobre o estágio em cuidado farmacêutico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v14i2.10346

Resumo

Há pelo menos quarenta anos, o cuidado farmacêutico e os mais variados serviços que compõe essa prática clínica, tem levado a economia de milhões de dólares com saúde ao melhorar o estado clínico dos pacientes e retardar a progressão das condições de saúde dos mesmos. Diante disso, foi implantado um Consultório Farmacêutico na Central de Distribuição de Medicamentos em Alfenas-MG, com finalidade de prover esses serviços farmacêuticos e oferecer estágio curricular aos acadêmicos de Farmácia. O objetivo foi analisar a percepção dos acadêmicos que fizeram estágio voluntário supervisionado no Consultório Farmacêutico de fevereiro de 2018 a novembro de 2019 por meio de um estudo qualitativo. Os estagiários foram entrevistados a respeito da sua experiência e as entrevistas (n=17) foram gravadas, transcritas, avaliadas e as respostas foram divididas em cinco categorias. Observou-se que as falas mais recorrentes sobre a importância do estágio foram: experiência clínica pelo contato direto com o paciente (71%), aplicação dos conhecimentos teóricos na prática (50%), oportunidade de ajudar os pacientes (14%). Em relação às dificuldades/desvantagens encontradas: comunicação com o paciente (43%), tempo para estudos/atividades (28%), dificuldade de integralização dos conhecimentos (28%). As falas mais recorrentes sobre as facilidades/vantagens encontradas foram: localização do consultório (21%), comunicação com o paciente (43%), suporte dos orientadores (15%). Os acadêmicos sugeriram: aumentar horário de atendimento (28%), reunião para discussão de casos clínicos (21%), treinamentos (14%). De acordo com os resultados, percebe-se que a participação do discente no Consultório Farmacêutico contribui positivamente para sua formação e qualificação profissional na área do cuidado farmacêutico.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Araujo Silva, Unifal-MG

Posssui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Alfenas (2021). Atualmente, é mestrando em Ciências Farmacêuticas com ênfase em toxicologia pelo PPGCF. Atuou durante a graduação como voluntário no SUS de Alfenas com a prática de cuidado farmacêutico.

Pedro Carlos de Almeida Neto, Unifal-MG

Possui graduação em Farmácia Generalista e Mestrado em Ciências Farmacêuticas pelo PPGCF, ambos pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG). Durante a graduação colaborou por 4 períodos com o Departamento de Farmacologia como monitor (Farmacologia I e Farmacologia Aplicada à Farmácia) e desenvolveu projeto de Extensão junto à Secretaria Municipal de Saúde de Alfenas (MG) envolvendo a educação continuada da equipe dos PSFs quanto ao Uso Racional de Medicamentos (URM); no Mestrado trabalhou com modelo animal de disbiose, inflamação intestinal, bioquímica do processo redox endógeno e seus resultados sobre a disbiose e a inflamação e modelo animal de inflamação hepática (este como colaborador do projeto de Doutorado da Profa. Me. Denise Aparecida Correa - também do PPGCF Unifal-MG).Atualmente é Profissional de Apoio à Pesquisa e Extensão do Departamento de Diagnóstico Oral (Área de Patologia) da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP Unicamp). 

Luana Sueli Silva, USP

Mestranda em ciências Farmacêuticas pela Universidade de São Paulo (USP). Farmacêutica pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). É técnica em química, pela E.T.E.C. Dr. Adail Nunes da Silva. Possui experiência na área industrial farmacêutica no controle de qualidade e na gestão produtiva, pelas industria farmacêutica Uzinas Chimicas Brasileira (UCB) e Farmax Industria de cosméticos. Foi Professora bolsista do cursinho preparatório para o ENEM, pelo programa de extensão da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) de 2017 a 2021. Foi monitora de Biologia Molecular (2018) e Química Farmacêutica I (2019).Realizou pesquisas na área de Parasitologia Humana, fomento Cnpq, e pesquisas na área de Microbiologia dos Alimentos, voluntariamente pela FAPEMIG, ambas as pesquisas são desenvolvidas na instituição de ensino (UNIFAL). Atualmente desenvolve pesquisas na área de farmácia clínica e farmacogenética, com ênfase em epilepsia farmacorresistente.

Thatiane Bárbara de Barros, Unifal-MG

Farmacêutica pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), em 2022. Pós-graduada em Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica pela UNIFAL-MG. Residente Multiprofissional em Saúde da Família (SUS) pela Universidade Federal de Alfenas-MG (03/2022- 03/2024), onde atuou na USB Primavera, Farmácia Universitária (FarUni) da UNIFAL-MG, Vigilância Sanitária e Central de Medicamentos de Alfenas. Experiências com o Componente Básico, Estratégico e Especializado da Assistência Farmacêutica, com Cuidado Farmacêutico e Fitoterápicos.

Tiago Marques Reis, Unifal-MG

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Alfenas, mestrado em Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Ciências pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo. Trabalhou como consultor técnico no Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde. Coordenou o Curso de Capacitação em Dispensação de Medicamentos (modalidade à distância). Foi tutor no curso de Gestão da Assistência Farmacêutica - UFSC/MS e no PET-Saúde/GraduaSUS. Foi Coordenador de Projetos do Fórum Nacional de Farmácias Universitárias (gestão 2019-2021). Atualmente, é professor adjunto na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Alfenas. Atua como Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica (PPGASFAR/UNIFAL-MG) e está credenciado como docente colaborador no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG. Líder do Grupo de Pesquisa em Assistência Farmacêutica e membro do Grupo de Pesquisa em Síntese de Evidências em Saúde. Possui experiência na área de Farmácia (subárea Farmácia Clínica, Assistência e Atenção Farmacêuticas).

Luciene Marques, Unifal-MG

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Alfenas (1996) e mestrado em Farmacologia pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Doutora em Psicobiologia na UNIFESP (2012). É especialista em Fitoterapia pela Faculdade Eficaz (2014) e Especialista em Cosmetologia pela Universidade de Franca\Instituto IPUPO (2016). Atualmente é professor Associado nível 2 da Universidade Federal de Alfenas. Tem experiência na área de Farmácia clínica e ministra as disciplinas de Cuidado farmacêutico em problemas de saúde autolimitados, Cuidado farmacêutico em doenças crônicas, Deontologia e Legislação Farmacêutica, Estágio em Cuidado Farmacêutico. Autora dos Livros: Atenção Farmacêutica em Distúrbios Menores. 2 ed., 2008; Atenção Farmaceutica em disturbios maiores, 2 ed., 2013; Atenção Farmacêutica nos Transtornos de humor, 1 ed., 2013. Orientadora do estágio em cuidado farmacêutico - acompanhamento farmacoterapêutico. Coordenadora do Núcleo de Cuidado Farmacêutico da UNIFAL-MG (NAFAU) desde 2012, coordenadora do Simpósio Internacional do Cuidado Farmacêutico que ocorre a cada dois anos. Atualmente é Responsável e Diretora técnica da Farmácia Universitária da UNIFAL. Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica, regional Minas Gerais. Vice-coordenadora do Mestrado em Assistência Farmacêutica PPGASFAR, polo UNIFAL. Coordenadora da Especialização Lato sensu em Farmácia clínica e Atenção Farmacêutica.

Downloads

Publicado

2024-04-14

Como Citar

Araujo Silva, R., Carlos de Almeida Neto, P., Sueli Silva, L., Bárbara de Barros, T., Marques Reis, T., & Marques, L. (2024). Percepção dos acadêmicos sobre o estágio em cuidado farmacêutico . Revista Brasileira De Educação E Saúde, 14(2), 279–283. https://doi.org/10.18378/rebes.v14i2.10346

Edição

Seção

Artigos