Qualidade de vida entre idosos que participam das atividades de um grupo de convivência

Authors

  • Suênia Maria Formiga da Nóbrega FIP
  • Kilmara Melo de Oliveira Sousa FIP

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v2i1.2055

Abstract

O presente estudo tratou-se de uma pesquisa de campo, com caráter descritivo com abordagem quantiqualitativa. O local de estudo foi um grupo de convivência de idosos, localizada na cidade de Santa Luzia, Estado da Paraíba. Atualmente, as pessoas têm chegado à Terceira Idade cada vez mais fortes e saudáveis. O objetivo geral do presente trabalho foi descrever a contribuição do grupo de convivência da terceira idade na vida dos idosos que dele participam. A maioria dos participantes da presente foi de mulheres, com idades entre 60 e 65anos, divorciadas, não alfabetizadas e aposentadas, que tomaram conhecimento sobre existência do Grupo de Convivência dos Idosos, através de informações repassada por amigos. A presente pesquisa também revelou que a maioria dos entrevistados procurou Grupo de Convivência, por se sentir sozinhos. E, que após a participação, ocorreu significativas mudanças em suas vidas e que tais mudanças foram positivas. Constatou-se também que os idosos entrevistados gostam mais das atividades recreativas, dentre as realizadas no Grupo de Convivência. E que mais da metade dos participantes sente-se muito satisfeitos por participarem do referido grupo. Diante dos resultados obtidos pode-se perceber a importância da contribuição que pode advir dos Grupos de Convivência para a população idosa. Ficou também, demonstrado que os Grupos de Convivência para os idosos constituem-se num importante veículo de promoção para que as ações de saúde atinjam um número significativo de idosos. Nestes espaços, os idosos têm o acompanhamento de diversos profissionais de saúde, principalmente, da área de enfermagem, que pode desenvolver um trabalho educativo, visando à prevenção e a orientação para vivenciar um processo de envelhecimento com uma melhor qualidade de vida.

 

Palavras-chave: Grupos de Convivência de Idosos. Participação. Qualidade de vida.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Suênia Maria Formiga da Nóbrega, FIP

Professor, diplomado em Gestão Pública, Especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública, mestrando em Sistemas Agroindustriais, pela UFCG, Campus de Pombal-PB.

Kilmara Melo de Oliveira Sousa, FIP

Published

2013-08-07

How to Cite

Nóbrega, S. M. F. da, & Sousa, K. M. de O. (2013). Qualidade de vida entre idosos que participam das atividades de um grupo de convivência. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 2(1), 45–52. https://doi.org/10.18378/rebes.v2i1.2055