Revisão literária acerca da integração de crianças com autismo no âmbito escolar regular

Autores

  • Marinalva Queiroz da Silva Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires.
  • Erci Gaspar da Silva Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires.
  • Walquíria Lene dos Santos FACESA

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v9i3.7280

Resumo

Resumo: Introdução: O objetivo deste estudo visa analisar as possibilidades para que haja uma ação pedagógica voltada para o combate do preconceito e das dificuldades, permitindo que a inclusão de crianças autistas seja de fato realidade nas escolas regulares. Refere-se a uma pesquisa qualitativa, documental e bibliográfica, sendo que pesquisa bibliográfica porque tangencia analisar materiais já publicados e de diferentes formas de registros. A pesquisa tem o âmbito documental devido à investigação ser feita em documentos conservados no interior de órgãos públicos, privados de qualquer natureza. Os resultados foram apresentados por meio de tabelas, o que facilita a compreensão. Conclui-se que a prevalência do autismo nas escolas de ensino regular ainda é pouca, cabendo ainda criar políticas públicas que viabilize essa inclusão escolar dessas crianças. Este pesquisa possibilitará que novos estudos sejam realizadas para promover essa inclusão nas unidades escolares.

 

Palavras-chave: Inclusão; Intervenção Precoce; Autismo; Criança

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marinalva Queiroz da Silva, Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires.

Graduanda do curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires

Erci Gaspar da Silva, Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires.

Graduanda do curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires

Walquíria Lene dos Santos, FACESA

Docente da FACESA, Graduada em Pedagogia, Especialização em Língua Brasileira de Sinais,

Gestão Administrativa em Pedagogia Hospital e neuropsicologia

Referências

TELMO, I. (1990) – A integração das crianças com autismo nos estabelecimentos de ensino regular: realidade ou mito?. In: Educação especial e reabilitação. - Vol. 1, nº 3 (Jun. 1990), p. 41-45.

SOUSA, P. R.; MACIEL, R. M. A Influência da Psicomotricidade no Desenvolvimento do Aluno Autista na Escola. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, Ed. 01, Vol. 02, pp. 69-84, janeiro de 2018. ISSN: 2448-0959.

LAMPREIA, C. (2004). Os Enfoques Cognitivistas e Desenvolvimentistas no Autismo, Uma Análise preliminar – Psicologia: Reflexão Crítica, 17, 111 – 120.

BEJEROT, S. (2007). Na Autistic Dimension: a Proposed Subtype Of Obsessive – Compulsive Disorder – Autism, 11, 101 – 110.

HEWITT, S. (2006), “Compreender o Autismo – Estratégias para alunos com Autismo nas Escolas Regulares”, Porto Editora.

OLIVEIRA, I. (2009). “Tudo isto porque ser Autista é, sem dúvida, apenas mais uma forma de ser…”- Faculdade de Motricidade Humana.

SALES, G. M. S. Neurociência num Estudo Sobre o Autismo. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, Ed. 07, Vol. 04, pp. 5-19, Julho de 2018. ISSN:2448-0959.

VIEIRA, L. B.; RODRIGUES, E. A. F. A Inclusão Escolar Do Aluno Autista: As Contribuições Das Aulas De Educação Física. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo Do Conhecimento, ANO 1. VOL. 10, PP. 154-171. Novembro de 2016. ISSN. 2448-0959.

PEREIRA, E. (1996). Autismo: do Conceito à Pessoa. Lisboa: Secretariado Nacional de Reabilitação e integração de pessoas com Deficiência.

FUSTER, J. M. The prefrontal córtex-an update time is of the essence, 2001. Disponível em: htpp://www.scielo.com-pdf. Acesso em dez. 2018.

GARCIA, T.; RODRIGUEZ, C. (1997). A criança Autista. In R. Bautista (Eds), Necessidades Educativas Especiais. Lisboa- Dina Livro.

Downloads

Publicado

2019-10-18

Como Citar

Silva, M. Q. da, Silva, E. G. da, & Santos, W. L. dos. (2019). Revisão literária acerca da integração de crianças com autismo no âmbito escolar regular. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 9(3), 109–114. https://doi.org/10.18378/rebes.v9i3.7280

Edição

Seção

Artigos