O ensino da micologia médica na formação inicial dos técnicos de análises clínicas

Autores

  • Edson Barbosa de Souza Hospital das Clínicas de Pernambuco, HC-UFPE
  • Aldenize Pimentel de Souza Hospital das Clínicas de Pernambuco, HC-UFPE
  • Ícaro Pedro do Nascimento Hospital das Clínicas de PernambucoNão existe conflitos de interesses.
  • Gutemberg Felix Ferreira Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco
  • Caio Augusto Martins Aires Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
  • Nicácio de Oliveira Freitas Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v11i4.8310

Resumo

O curso de análises clínicas forma profissionais essenciais para o diagnóstico laboratorial das micoses, e sua formação inicial consiste numa etapa fundamental para sua atuação profissional. Diante disso, o estudo objetivou analisar o ensino da micologia médica na formação inicial dos técnicos em análises clínicas das instituições públicas e particulares de ensino técnico-profissionalizante. Foram investigadas seis instituições da Região Metropolitana de Recife-PE onde foi realizada entrevista com os prováveis concluintes e análise da matriz curricular/plano de ensino das disciplinas de microbiologia ou micologia médica. Os resultados demonstraram que o sexo feminino prevaleceu em ambas às instituições. Em relação às concepções sobre a importância dos fungos e da micologia médica todos os alunos consideram importante o estudo do tema. Os entrevistados de escolas públicas apresentaram maiores percentuais sobre o conhecimento dos fungos e conteúdos de micologia médica em relação aos alunos das escolas particulares. A análise dos dados indica que os conteúdos sobre os fungos e a micologia médica são ineficientemente abordados tanto nas instituições públicas quanto nas particulares, refletindo em um conhecimento deficiente dos alunos sobre fungos, necessitando, portanto da inclusão e/ou melhorias de tais assuntos no currículo do curso, principalmente em aulas práticas.

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Biografia do Autor

Edson Barbosa de Souza, Hospital das Clínicas de Pernambuco, HC-UFPE

Graduado em Farmacia, Especialista em Microbiologia, Técnico em Laboratório de Análises Clínicas-HC-UFPE

Aldenize Pimentel de Souza, Hospital das Clínicas de Pernambuco, HC-UFPE

Graduada em Enfermagem, Especialista em Saúde Coletiva e Enfermagem do Trabalho, Analista em saúde - Enfermeira (SES) e Técnica de Enfermagem HC-PE

Ícaro Pedro do Nascimento, Hospital das Clínicas de PernambucoNão existe conflitos de interesses.

Gruaduado em Biomedicia, Especialista em Microbiologia Médica, Biomédico do Hospital das Clinicas de Pernambuco, HC-UFPE e Biomédico Hemope.

Gutemberg Felix Ferreira, Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco

Graduado em Medicina Veterinária, Especialista e Mestre em Saúde Pública, Sanitarista da Secreteria Estadual de Saúde de Pernambuco.

Caio Augusto Martins Aires, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Graduado em Biomedicina,  Mestre em Biologia Molecular,  Doutor em Medicina Tropical, Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Nicácio de Oliveira Freitas, Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco

Graduado em Ciências Biológicas, Mestre e Doutor em Bioliga de Fungos, Professor da Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco.

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Publicado

2022-01-16

Como Citar

de Souza, E. B., de Souza, A. P., do Nascimento, Ícaro P., Ferreira, G. F., Aires, C. A. M., & Freitas, N. de O. (2022). O ensino da micologia médica na formação inicial dos técnicos de análises clínicas. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 11(4), 433–441. https://doi.org/10.18378/rebes.v11i4.8310

Edição

Seção

Artigos