Importance of students congresses for medical training: A pioneer experience at Federal University of Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v11i4.8632

Resumo

O Congresso Acadêmico de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COAME-UFRJ) promove atividades teórico-práticas e apresentações de trabalhos científicos, dirigido especialmente a estudantes de medicina. Seu público está se expandindo para escolas médicas em todo o país. Apesar de sua relevância, a literatura carece de estudos que avaliem a influência dos eventos acadêmico-científicos na formação dos participantes. O objetivo deste estudo transversal foi compreender a percepção dos alunos do COAME-UFRJ para levantar hipóteses sobre seus benefícios para a formação dos futuros médicos. Os autores distribuíram questionários aos participantes (n=87), contendo 28 questões sobre sua relação com o congresso, envolvimento em projetos de pesquisa, em atividades extracurriculares e sua opinião sobre a experiência adquirida durante o evento. A maioria dos participantes são alunos do ciclo básico e clínico externos à UFRJ. 86,2% consideraram a participação neste tipo de evento "muito importante". Os principais benefícios mencionados foram a aquisição de conhecimentos relevantes para a prática profissional, o aumento do interesse por alguma área da medicina e a motivação para o exercício de atividades extracurriculares em geral e para a participação em eventos semelhantes no futuro. Esses resultados positivos parecem estar associados tanto a fatores circunstanciais como interesses individuais, como ano da graduação, universidade de origem, perspectiva de seguir carreira científica e compreensão pessoal da relevância das atividades acadêmico-científicas. Nossos resultados sugerem que os congressos acadêmicos como o COAME-UFRJ têm potencial para contribuir positivamente na formação dos estudantes de medicina. Mais estudos são necessários, no entanto, para confirmar e melhor compreender a extensão desse benefício.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Saceanu Leser, Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brazil

Membro do programa MD-PhD no Laboratório de Biologia das Células Gliais (LBCG), onde cursa doutorado em Neurociências pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Morfológicas do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFRJ (desde 2019.1).

Diogo Nogueira Fiuza, Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ), Medical School, Rio de Janeiro, Brazil.

Diogo Nogueira Fiuza (Fiuza D.N.) s an undergraduate student at Medical School, UFRJ, Rio de Janeiro.

Leandro Miranda-Alves, Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ), Medical School, Institute of Biomedical Sciences (ICB), Rio de Janeiro, Brazil.

Leandro Miranda-Alves (Miranda-Alves, L.) is a professor and researcher at Endocrinology Postgraduate Program of Medical School, Pharmacology and Medicinal Chemistry Department and Morphological Science Department of the Institute of Biomedical Science, UFRJ, Rio de Janeiro, RJ.

Referências

FRAKER, S. Physicians Enter the Job Market. JAMA, v.279, n.17, p.1399, 1998.

DONELAN, K.; BLENDON, R.J.; LUNDBERG, G.D. The New Medical Marketplace: Physicians' Views. Health Affairs. v.16, n.5, p.139-148, 1997.

BARZANSKY B.; ETZEL S.I. Educational Programs in US Medical Schools; 2004-2005. JAMA, v.294, n.9, p.1068-1074, 2005.

NAVARRO, A.M.; TAYLOR, A.D.; POKORNY, A.P. Three Innovative Curricula for Addressing Medical Students' Career Development. Academic Medicine. v.86, n.1, p.72-76, 2011.

CHEHUEN NETO, J.A.; SIRIMARCO, M.T.; CÂNDIDO, T.C.; FERREIRA, I.A.; CAMPOS, R.C.F.; MARTINS, S.C. Students' perspectives on the parallel curriculum in medical schools. Rev. Med. Minas Gerais. v.23, n.4, p.467-478, 2013.

YENGO-KAHN, A.M..; BAKER, C.E..; LOMIS, K.D. Medical Students’ Perspectives on Implementing Curriculum Change at One Institution. Academic Medicine. v.92, n.4, p.455-461, 2017.

NIU, N.N.; SYED; Z.A.; KRUPAT, E.; et al. The Impact of Cross-Cultural Interactions on Medical Students’ Preparedness to Care for Diverse Patients Academic Medicine. v.87, n.11, p.1530-1534, 2012.

COSTA, B.E.P.; HENTSCHKE, M.R.; DA SILVA, A.C.; et. al. Reflections on the importance of the informal curriculum of the medical student. Scientia Medica. v.22, p.162-168. 2012.

TORRES, A.R.; DE OLIVEIRA, G.M.; YAMAMOTO, F.M.; LIMA, M.C.P. Academic Leagues and Medical Formation: contributions and challenges. Interface - Comunic; Saúde e Educ. v.27, p.713-720, 2008.

TAVARES, A.P.; FERREIRA, R.A.; FRANÇA, E.B.; et. al. The “Parallel Curriculum” of Medical Students of the Federal University of Minas Gerais. Rev. Bras. Educ. Med. v.31, n.3, p.254-265, 2007.

RESENDE, J.C.; ALVES, R.B.D.S.; COUTINHO, M.D.S.; BRAGAGNOLI, G.; DE ARAÚJO, C.R.F. The Importance of Scientific Initiation and Extension Projects to the Undergraduation in Medicine. Rev. Bras. Ciências da Saúde. v.17, n.1, p.11-18, 2013.

SMITH, S.; SHOCHET, R.; KEELEY, M.; FLEMING, A.; MOYNAHAN, K. The Growth of Learning Communities in Undergraduate Medical Education. Academic Medicine. v.89, n.6, p.928-933, 2014.

VERONESI, M.C.; GUNDERMAN, R.B. The Potential of Student Organizations for Developing Leadership One School's Experience. Academic Medicine. v.87, n.2, p.226-229, 2012.

QUISPE-JULI, C.U.; VELASQUEZ, L.; LIVIAPOMA, J.M. How to promote a medical students scientific society? Educación Méd. v.20, n.1, p.175-185, 2018.

PERES, C.M.; ANDRADE, A.; GARCIA, S.B. Extracurricular activities: multiplicity and differentiation required for the curriculum. Rev. Bras. Educ. Med. v.31, n.3, p.203-211, 2007;

SILVA, L.F.F. Congresso Médico Universitário - Uma Perspectiva Histórica. Rev. Med. v.91, p.68-71, 2012.

DE OLIVEIRA, R.V. O Programa de Formação em Pesquisa Médica MD-PhD da UFRJ. Tese (Doutorado em Química Biológica). Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. 2009.

SÁNCHEZ-MENDIOLA M. Appreciation of research training and scientific publication in college students. Educación Méd. v.4, n.13, p.50-51, 2015.

CORSI, P.R.; FERNANDES, E.L.; INTELIZANO, P.M.; MONTAGNINI, C.C.B.;

BARACAT, F.I.; RIBEIRO, M.C.S.D.A. Factors that Influence the Student’s Choice of Medical Specialty. Rev. Bras. Educ. Med. v.38, n.2, p.213-220, 2014.

COSTA, J.R.B.; ROMANO, V.F.; COSTA, R.R.; GOMES, A.P.; ALVES, L.A.; SIQUEIRA-BATISTA, R. The Transformation to the Medical Curriculum and Choosing a Medical Specialization. Rev. Bras. Educ. Med. v.38, n.1, p.47-58, 2014.

WATTE, G.; MANFROI, W.C.; MACHADO, C.L.B.; et. al. Decisive Factors in the Career Choices of New Medical Professionals. Rev. Bras. Educ. Med. v.39, n.2, p.193-195, 2015.

AL-FOUZAN, R.; AL-AJLAN S.; MARWAN Y.; AL-SALEH, M. Factors affecting future specialty choice among medical students in Kuwait. BMC Med Educ, v.17, n.1, 2012.

SHE, L.; WU, B.; XU, L.; WU, J.; ZHANG, P.; LI, E. Determinants of career aspirations of medical students in southern China. BMC Med Educ. v.11, n.8, p.59, 2008.

NEWTON, D.A.; GRAYSON, M.S.; THOMPSON, L.F. The variable influence of lifestyle and income on medical students’ career specialty choices: data from two U.S. medical schools; 1998–2004. Acad. Med. v.80, n.9, p.809–814, 2005.

BOYD, J.S.; CLYNE, B.; REINERT, S.E.; ZINK, B.J. Emergency medicine career choice: a profile of factors and influences from the Association of American Medical Colleges (AAMC) graduation questionnaires. Acad. Emerg. Med. v.16, n.6, p.544–549, 2009.

Downloads

Publicado

2022-01-16

Como Citar

Saceanu Leser, F., Nogueira Fiuza, D., & Miranda-Alves, L. (2022). Importance of students congresses for medical training: A pioneer experience at Federal University of Rio de Janeiro. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 11(4), 464–475. https://doi.org/10.18378/rebes.v11i4.8632

Edição

Seção

Artigos