Avaliação do ensino teórico-prático em ultrassonografia para acadêmicos de medicina

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DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v12i2.9090

Resumo

A ultrassonografia (US) é um método de imagem livre de radiação que visualiza órgãos e tecidos através de ondas ultrassonográficas em tempo real. Visto a praticidade de uso, portabilidade, não ser invasivo e de baixo custo, tem sido crescentemente utilizado na prática médica, tornando-se uma demanda progressiva em conhecimento e habilidade no ambiente de trabalho médico, nos programas de especialização e, atualmente, no currículo da graduação em medicina no mundo. Objetivou-se avaliar a entrega do ensino da ultrassonografia à estudantes de medicina. Trata-se de um estudo transversal, quantitativo com enfoque descritivo, com amostra constituída por 45 alunos do primeiro ao sexto ano do curso de medicina. Foi realizado treinamento teórico e prático sobre os aspectos básicos e a obtenção de imagem ultrassonográfica em modelo humano. Para a coleta de dados foram utilizados: questionário sociodemográfico; questionário sobre os aspectos ultrassonográficos em três períodos previamente determinados (pré, pós e pós 90 dias do treinamento); e, uma pesquisa de opinião com cinco questionamentos em relação ao treinamento ofertado. Os dados foram analisados através do programa SPSS 25.0. Dentre os 45 estudantes, 24 eram homens, 38 da Universidade do Estado do Pará, 17 do sexto e 14 oitavo período, com idade média de 23 anos, oriundos de diversos municípios do interior do estado. Os participantes obtiveram média de acertos maior na avaliação pós (76,4%) comparada a pré (57,1%), com pequena queda na avaliação pós três meses (68,9%) do treinamento, avaliando que o ensino da US deve fazer parte do currículo médico na graduação, visando que os níveis de insegurança no manuseio do aparelho sejam diminuídos. Conclui-se que o ensino da US, com seu significativo papel em auxiliar o aprendizado e potencializar o ato médico, mostrou-se capaz de aumentar significativamente o conhecimento dos alunos, conscientizando-os da importância em aumentar progressivamente o manuseio do aparelho e sua inserção nas grades curriculares do curso medicina.

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Biografia do Autor

Lucas Lopes da Costa, Universidade do Estado do Pará, Marabá, PA

Graduado em Medicina pela Universidade do Estado do Pará, Marabá, PA

Anderson Braga Rodrigues Cardoso, Universidade do Estado do Pará, Marabá, PA

Graduado em Medicina pela Universidade do Estado do Pará, Marabá, PA

Lucas Ribeiro Silva Sodré, Universidade do Estado do Pará, Marabá, PA

Graduado em Medicina pela Universidade do Estado do Pará, Marabá, PA

Karina Keila Monteiro Almeida, Universidade do Estado do Pará, Marabá, PA

Graduada em Medicina pela Universidade do Estado do Pará, Marabá, PA

Pedro Henrique de Oliveira Fornaciari, Universidade do Estado do Pará, Marabá, PA

Graduado em Medicina da Universidade do Estado do Pará, Marabá, PA

Renor Gonçalves de Castro Neto, Universidade do Estado do Pará, Marabá, PA

Graduado em Medicina e Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem pela Universidade Federal de Santa Catarina, Docente do curso de Medicina da Universidade do Estado do Pará, Marabá, PA

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Publicado

2022-07-28

Como Citar

Costa, L. . L. da, Cardoso, A. B. R. ., Sodré, L. R. S., Almeida, K. K. M., Fornaciari, P. H. de O., & Castro Neto, R. G. de . (2022). Avaliação do ensino teórico-prático em ultrassonografia para acadêmicos de medicina. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 12(2), 203–210. https://doi.org/10.18378/rebes.v12i2.9090

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