Suporte básico de vida nas escolas: aplicação de estratégias didáticas para o ensino fundamental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v12i3.9468

Resumen

Em tempos onde os recursos destinados à educação tornam-se cada vez mais escassos, a criatividade é fundamental no desenvolvimento de inovação frugal, adaptável ao contexto das escolas públicas. Desta forma, pesquisas que busquem desenvolver materiais para a realização de atividades práticas com os alunos do Ensino Fundamental surgem como uma excelente alternativa. Outrossim, a discussão a respeito de ensino do suporte básico de vida no ambiente escolar é de suma importância e neste contexto busca-se incentivar a educação em saúde, sugerindo melhorias nesse campo e também um trabalho mais efetivo de informação, acessível para retomada periódica. Este trabalho é parte da dissertação de mestrado que teve como objetivo elaborar material – sequência didática, vídeos e manequim - para ensino de suporte básico de vida no ambiente escolar, adequado a crianças no 5º ano do Ensino Fundamental I, na perspectiva multidisciplinar e prática. O método utilizado foi de uma pesquisa do tipo aplicada, onde elaborou-se os instrumentos para posterior utilização pelos professores do ensino fundamental e na sequência foi realizada uma pesquisa de campo, com aplicação de questionário aos docentes, visando compreender se o material produzido atende à demanda para desenvolvimento da atividade proposta. Os resultados apontam para uma boa receptividade da sequência didática por parte dos professores, sendo o material produzido suficiente para o desenvolvimento da atividade pelo professor em exercício na escola, mesmo sem o conhecimento prévio em primeiros socorros. Desta forma podemos destacar o impacto educacional da proposta, contribuindo com a melhoria da educação em saúde no ensino básico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

João Gabriel Rossi Oliveira, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná

Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Gestão, Tecnologia e Inovação em Urgência e Emergência, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná 

Roberto Zonato Esteves, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná

Docente do Programa de Mestrado Profissional em Gestão, Tecnologia e Inovação em Urgência e Emergência, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná

Publicado

2022-10-21

Cómo citar

Oliveira, J. G. R., & Esteves, R. Z. (2022). Suporte básico de vida nas escolas: aplicação de estratégias didáticas para o ensino fundamental. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 12(3), 273–279. https://doi.org/10.18378/rebes.v12i3.9468

Número

Sección

ARTÍCULOS