Ações de enfermagem para rastreio/acompanhamento de Hipertensão em assentamento pernambucano

relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v13i1.9646

Resumo

Objetivo: descrever a experiência de discentes de Enfermagem no desenvolvimento de ações de enfermagem para acompanhamento e rastreio de hipertensão, incluindo outros fatores de risco cardiovascular. Método: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado com agricultores de um assentamento rural em região remota e descoberta dos cuidados primários à saúde, em um município Pernambucano em 2022. As ações foram realizadas conforme do COREN-PE. Resultados: Evidenciou-se aceitação e participação positiva da comunidade as ações realizadas. Foi possível verificar uma alta frequência de agricultores com alto risco para hipertensão e doenças cardiovasculares, baixos níveis de letramento em saúde, e níveis pressóricos descontrolados em pessoas com diagnosticado confirmado e em tratamento. Considerações finais: A implementação das ações em uma região remota liderada por estudantes de enfermagem, mostrou-se efetiva para auxiliar no empoderamento dos agricultores, além de fornecer subsídios para o estímulo de práticas de autocuidado e bem viver.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda de Oliveira Bernardino, Universidade Federal de Pernambuco

Enfermeira e Mestre pela Universidade Federal de Pernambuco, Doutoranda em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco, Pós-graduada Lato Sensu no Programa de Saúde da Família e em Saúde Pública pelo FACISA/CBPEX/Faculdade de Ciências Médicas. 

Débora Morgana Soares Oliveira do Ó, Universidade Federal de Pernambuco

Enfermeira pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Pública da FIOCRUZ/PE, especialista em Saúde da Família pelo Programa de residência em Saúde da Família do Hospital pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira.

Mariana Boulitreau Siqueira Campos Barros

Enfermeira e especialista em Gestão em Saúde Pública pela Universidade de Pernambuco, especialização (Residência) em Saúde da Família pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira e mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Pernambuco, Professora assistente do Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão/Universidade Federal de Pernambuco.

Downloads

Publicado

2023-04-16

Como Citar

da Silva, M. V. B., Filho, C. A. de L., Araújo, E. K. de, Bernardino, A. de O., do Ó, D. M. S. O., & Barros, M. B. S. C. (2023). Ações de enfermagem para rastreio/acompanhamento de Hipertensão em assentamento pernambucano: relato de experiência. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 13(1), 66–71. https://doi.org/10.18378/rebes.v13i1.9646

Edição

Seção

Artigos