Caracterização química, qualidade microbiológica e aspectos nutricionais de picles elaborados com pepino (Cucumis sativus L.) e com nabo (Brassica campestris L. var. rapa) orgânicos produzidos por agricultores familiares.

Authors

  • Juliana Domingues dos Santos Carvalho UFRRJ
  • Fabíola dos Santos Gouvêa UFRRJ
  • Elisa Helena da Rocha Ferreira UFRRJ
  • Maria Ivone Martins Jacintho Barbosa UFRRJ
  • José Lucena Barbosa Jr UFRRJ

Abstract

O objetivo deste trabalho foi determinar as características fisicoquímicas e a qualidade microbiológica de picles de pepino e de nabo como alternativa para geração de renda para a Agricultura Familiar. As olerícolas submetidas ao sistema de cultivo orgânico foram produzidas por agricultores familiares de Seropédica, Rio de Janeiro, Brasil. Foram analisados os teores de umidade, proteínas, lipídeos, cinzas, fibras, de carboidratos totais, além do pH, a acidez total e o teor de sódio das amostras de picles estudadas. Também foi avaliada a qualidade microbiológica de acordo com a Legislação vigente para esta categoria de produto. Os picles estudados não puderam ser denominados “picles orgânicos”, uma vez que a quantidade de vinagre convencional ficou acima do limite máximo estipulado pela Legislação, que permite o uso de matéria-prima de origem não orgânica em quantidade não superior a 5%. De forma geral, os picles estudados apresentaram elevada umidade (acima de 90 %), e pequena quantidade de nutrientes calóricos (carboidratos totais, proteínas e lipídeos), resultando em um produto com baixo teor calórico. Quanto ao teor de sódio, verificou-se que a conserva de pepino e de nabo apresentaram teor de sódio semelhante. O picles de pepino e de nabo estavam dentro dos padrões microbiológicos de qualidade exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), sugerindo que as normas de Boas Práticas de Fabricação (BPF) foram seguidas pelos agricultores de forma satisfatória. Quanto aos aspectos nutricionais, apesar das amostras de picles terem apresentado baixo valor calórico, o consumo de uma porção diária da conserva de picles de pepino e de nabo foi suficiente para fornecer 30% e 65 % de sódio, respectivamente do valor diário (%VD) recomendado, sugerindo a necessidade de ajuste na formulação dos produtos estudados.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Juliana Domingues dos Santos Carvalho, UFRRJ

Graduanda de Engenharia de Alimentos, Departamento de Tecnologia de Alimentos (DTA), Instituto de Tecnologia

Fabíola dos Santos Gouvêa, UFRRJ

Graduanda de Agronomia, Instituto de Agronomia

Elisa Helena da Rocha Ferreira, UFRRJ

Departamento de Tecnologia de Alimentos (DTA), Instituto de Tecnologia

Maria Ivone Martins Jacintho Barbosa, UFRRJ

Departamento de Tecnologia de Alimentos (DTA), Instituto de Tecnologia

José Lucena Barbosa Jr, UFRRJ

Departamento de Tecnologia de Alimentos (DTA), Instituto de Tecnologia

Published

10-06-2014

How to Cite

CARVALHO, J. D. dos S.; GOUVÊA, F. dos S.; FERREIRA, E. H. da R.; MARTINS JACINTHO BARBOSA, M. I.; BARBOSA JR, J. L. Caracterização química, qualidade microbiológica e aspectos nutricionais de picles elaborados com pepino (Cucumis sativus L.) e com nabo (Brassica campestris L. var. rapa) orgânicos produzidos por agricultores familiares. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 222–228, 2014. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2247. Acesso em: 28 mar. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)