About the Journal

Foco e Escopo

O Grupo Verde de Agroecologia e Abelha, disponibiliza a revista "ACTA APICOLA BRASILICA", para a divulgação de Informações sobre Abelhas com a missão de promover divulgação científica de forma integral e gratuita informações sobre as abelhas em todas as áreas do conhecimento.

Política de avaliação

A Revista ACTA Apicola Brasilica adota a prática da "avaliação por pareceres ad hoc", sendo que cada artigo é submetido a pelo menos três avaliadores. Estes terão o prazo de três (4) semanas para emissão dos pareceres, com a possibilidade de prorrogação por mais uma (1) semana, desde que o parecerista manifeste esse desejo.

A indicação (recrutamento) de avaliadores é feita pelos editores da revista entre doutores da área, seguindo o critério das afinidades temáticas, observadas a partir dos registros de trabalhos, pesquisas e outras experiências em seus currículos na Plataforma Lattes.

Primeira Etapa: Avaliação Básica

O editor ou assistente editorial verifica se o manuscrito recebido para determinar se ele se encaixa no objetivo e escopo da revista. Manuscritos fora do escopo da revista são rejeitados. Os artigos publicados total outras publicações/sites não são revisados ou aceitos.

Segunda Etapa: Verificação de similaridade

É verificado todos os manuscritos enviados para o plágio. Utilizamos um software para verificar a semelhança com documentos publicados anteriormente. Todos os manuscritos contendo plágio, incluindo o auto-plagio e a desonestidade, são rejeitados.

Terceira Etapa 3: Revisão por pareceres

Utilizamos a prática da "avaliação por pareceres ad hoc", sendo que cada artigo é submetido a pelo menos três avaliadores. As identidades dos revisores e dos autores permanecem anônimas. O manuscrito enviado é revisado pelos pares por pelo menos um especialista. Em alguns casos, de acordo com as recomendações dos editores e revisores, uma segunda série de revisão pelos pares pode ser iniciada.

Quarta Etapa: Decisão de Aceitação/Rejeição

A decisão de aceitar um artigo baseia-se no parecer fornecido pelos revisores. Os revisores avaliam cada seção do trabalho em um questionário. Para ser aceito para publicação, o manuscrito deve receber recomendação positiva de no minímo 2 revisores nas avaliações das seções principais do trabalho.

Diretrizes para avaliação

O revisor tem as seguintes responsabilidades:

O revisor que se sente desqualificado para revisar o manuscrito atribuído ou afirma que não pode cumprir o prazo para a conclusão da revisão deve notificar imediatamente o editor.

O revisor deve informar o editor e recusar-se de revisar o manuscrito se houver um conflito de interesse. Especificamente, o revisor deve recusar-se de revisar qualquer manuscrito de autoria ou co-autor de uma pessoa com quem tenha uma relação pessoal ou acadêmica óbvia.

O revisor deve tratar o manuscrito de forma confidencial. O manuscrito não deve ser divulgado ou discutido com outros, exceto quando autorizado pelo editor.

O revisor deve abordar objetivamente o trabalho de revisão por pares. A crítica pessoal do autor é inaceitável.

O revisor não deve usar para sua própria pesquisa qualquer parte de dado ou trabalho relatado em artigos apresentados e ainda não publicados.

O revisor deve notificar imediatamente o editor de quaisquer semelhanças entre o manuscrito em análise e outro documento publicado ou em consideração por outro jornal. O revisor deve imediatamente chamar a atenção do editor um manuscrito contendo material plagiado ou dados falsificados.