Inclusão social escolar e sua aplicabilidade nas escolas municipais da cidade de Pombal-PB

Autores

  • Maressa Raquel Guedes Formiga Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos da UFCG/CCT/Campina Grande - PB E-mail: alinecarla.edu@gmail.com
  • Everton Ferreira de Sousa
  • Alexandre Soares de Melo

Resumo

A exclusão de pessoas com deficiência dos contextos básicos da vida social sempre foi algo vivenciado por milhares de pessoas em todo o mundo. Atualmente, depois que movimentos e mudanças legislativas ocorreram, a realidade de vida dessas pessoas tem obtido melhorias em diversas áreas, uma delas é no âmbito educacional, trazida através da inclusão social escolar. A inclusão tem como objetivo levar a educação por parte do Estado sem discriminação e preconceito a todos os cidadãos, independente da sua condição física ou psicológica, sendo ainda tema e alvo de estudo para que políticas públicas sejam criadas, analisadas e melhoradas, para que assim todos os envolvidos na área educacional sejam contemplados e amparados. Dessa forma, o presente trabalho traz a proposta de analisar sob a ótica dos profissionais da educação e que atuam diretamente com os alunos deficientes, se as políticas públicas brasileiras voltadas para inclusão têm alcançado êxito nas escolas municipais da cidade de Pombal, situada no sertão paraibano. Sendo essa sondagem realizada por meio da aplicação de um questionário junto aos professores, obtendo-se como resultado a constatação que o Brasil ainda necessita de melhorias em sua legislação educacional, para que assim seja possível vencer as barreiras que ainda cercam a proposta inclusiva dentro das salas de aulas.

 

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Publicado

2016-11-08

Como Citar

Formiga, M. R. G., Sousa, E. F. de, & Melo, A. S. de. (2016). Inclusão social escolar e sua aplicabilidade nas escolas municipais da cidade de Pombal-PB. Informativo Técnico Do Semiárido, 10(2), 01–11. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/view/4547

Edição

Seção

Artigos