Baralho Iônico: uma alternativa didático-pedagógica para ensinar Química

Autores

  • Francisca Belkise de Freitas Moreira
  • Eliani Jornada da Silva Moreira

Palavras-chave:

Baralho iônico. Compostos iônicos. Jogos Educativos. Nomenclatura Química

Resumo

Os jogos didáticos têm um valor indispensável no processo de ensino e aprendizagem, sendo estes ferramentas alternativas que dão um bom suporte/apoio tanto para o professor, que quer transmitir conhecimento quanto para o aluno, que deseja adquiri-lo. Diante dessas características dos jogos didáticos, este trabalho propõe o desenvolvimento de um jogo, intitulado “Baralho Iônico”. O mesmo tem o objetivo de melhorar e facilitar o processo de ensino-aprendizagem envolvendo as nomenclaturas dos compostos iônicos. O jogo foi aplicado a alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Antonio Dantas do Município de Apodi/RN. Antes da aplicação do jogo foi efetuado um teste de sondagem para saber como se encontrava o conhecimento dos alunos com relação à nomenclatura dos compostos iônicos. Após a aplicação do jogo, foi elaborada outra atividade e um levantamento de dados para saber à aceitação do jogo. A dinâmica ocorreu como um jogo de baralho tradicional, porém foram acrescentadas algumas regras e ao invés de números as cartas contêm cátions e ânions. Os resultados obtidos pela análise dos dados coletados da atividade após o jogo foram satisfatórios e os alunos gostaram bastante da atividade, pois foi algo diferente e divertido para eles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-11-02

Como Citar

Moreira, F. B. de F., & Moreira, E. J. da S. (2020). Baralho Iônico: uma alternativa didático-pedagógica para ensinar Química. Informativo Técnico Do Semiárido, 12(2). Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/view/8525

Edição

Seção

INTERDISCIPLINAR (INTERDISCIPLINARY)