A psicologia escolar enquanto norteadora de práticas sustentáveis: um panorama interdisciplinar

Autores

  • Elthon Bezerra e Silva
  • Mayara Millena Moreira Formiga
  • Marcos Vitor Costa Castelhano

Resumo

Os estudos relacionados a valorização das práticas sustentáveis representam vieses e metodologias teórico-práticas
essenciais para a construção de novas interações com o meio ambiente, promovendo a elaboração de constantes
emancipatórias-inclusivas em suas possibilidades e perspectivas críticas-dialógicas, permeando o desenvolvimento de
habilidades intra e interpessoais em seus sentidos socioemocionais. Nos campos psicológicos, entende-se, por via da interação
da psicologia ecológica, que os entendimentos das relações entre os seres humanos e o meio ambiente envolvem
funcionamentos e dinâmicas fundamentais nos processos ressignificação e readaptação nos panoramas vinculativos, indo além
das aborígenes técnicas unilaterais, atravessando novas conotações perceptivas e vivenciais-contemplarias. Seguindo as
afirmativas supracitadas, o presente estudo como a Psicologia Escolar, enquanto área profissional consolida no universo
psicológico-científico, pode influir positivamente nos direcionamentos significativos perante da lapidação de práticas
sustentáveis nos âmbitos e setorizações na contemporaneidade, tendo como plano de fundo os panoramas interdisciplinares.
Para isso, valeu-se da metodologia de revisão narrativa como forma de organizar, categorizar e exprimir as informações e
argumentações levantadas ao longo do texto científico, consolidando tais possibilidades a partir dos artigos científicos,
capítulos de livro e livros especializados encontrados nas bases digitais do Google Acadêmico, Scielo e PePSIC. Portanto,
apresentado os elementos objetivos e centrais do trabalho, seguem os demais tópicos e exposições argumentativaselucidativas, caminhando através das matrizes interdisciplinares e direcionais das esquemáticas psicológicas-escolar defronte
das contingências e possibilidades metodológicas-vivenciais nas fortificações das práticas sustentáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-10-17

Como Citar

SILVA, E. B. e; FORMIGA, M. M. M.; CASTELHANO, M. V. C. . A psicologia escolar enquanto norteadora de práticas sustentáveis: um panorama interdisciplinar. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 38–45, 2023. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/10167. Acesso em: 11 dez. 2023.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)