Educação ambiental e os hábitos sustentáveis através das proposições dialógicas: uma ótica formativa

Autores

  • Marcos Vitor Costa Castelhano
  • Adaci Estevam Ramalhano Neto
  • Emilly de Sousa Medeiros

Resumo

A educação ambiental constitui um conjunto de saberes, práticas e metodologias aplicacionais capazes de
ressignificar as relações entre o ser humano e a natureza em suas entrelinhas instrumentais e vinculativas, promovendo
mudanças significativas nos campos socioambientais, modificando as ideações centrais da atualidade perante da consolidação
de uma práxis transformadora. As movimentações pedagógicas, partindo de suas proposições ambientais, são fomentos
fundamentais para a consolidação de práticas sustentáveis, possibilitando diálogos essenciais entre o manejo-cuidado com
meio ambiente e as estruturações sociais-políticas na atualidade, fortalecendo a observação crítica da realidade societárias
Pensando nisso, o presente trabalho discute sobre como as estruturações e metodologias educacionais-ambientes podem influir
positivamente nas lapidações de hábitos sustentáveis, levando em consideração que os processos pedagógicos participam
diretamente na edificação de pensamentos, diálogos e posicionamentos críticos frente das dinâmicas civilizatórias. Nas
perspectivas de pesquisa, utilizou-se da metodologia de revisão narrativa como forma de nortear os estudos significativos
encontrados na literatura científica especializada, baseando-se em artigos científicos, capítulos de livros, livros acadêmicos e
outras produções relacionadas como principal fonte de busca, encontradas nos repositórios digitais do Google Acadêmico,
Scielo e PePSIC. Sendo assim, mencionado as objetivações iniciais desse estudo de revisão, seguem os demais tópicos e
discussões relacionais, lapidando cada vez mais as possíveis interações entre os hábitos sustentáveis e os comportamentos próambientais enquanto resultantes significativas das atividades e planejamentos intrínsecos da educação ambiental na
contemporaneidade.
Palavras-chave: Educação Ambiental. Hábitos Sustentáveis. Dialógico. Contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-10-17

Como Citar

MARCOS VITOR COSTA CASTELHANO; RAMALHANO NETO, A. E.; MEDEIROS, E. de S. Educação ambiental e os hábitos sustentáveis através das proposições dialógicas: uma ótica formativa . Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 26–31, 2023. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/10169. Acesso em: 25 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)