Resíduos de agrotóxicos e metais pesados em água para consumo humano em Centro Novo-MA

Autores

  • Dagoberto Calazans Araujo Pereira UNICEUMA

Resumo

Os agrotóxicos também conhecidos como pesticidas são usados na agricultura a fim de proteger as plantas contra doenças, plantas daninhas e insetos nocivos à agricultura. Porém, deve-se lembrar que esses produtos químicos podem deixar resíduos nos alimentos, gerando problemas na população que os consome e no meio ambiente. Este trabalho teve como objetivo analisar amostras de água para consumo humano, coletadas em Centro Novo-MA, em Janeiro de 2006, com a finalidade de verificar a possibilidade de contaminação por pesticidas e metais pesados e possíveis impactos na saúde desta população. Foram coletadas e analisadas amostras de água para consumo humano, identificadas de acordo com o local de coleta e submetidas à análise para identificação e quantificação dos princípios ativos dos inseticidas ativos dos inseticidas (metamidofós, temefós e seu produto de degradação, o temefós- sulfóxido) e herbicidas (2,4-D e 2, 4, 5-T (derivados do ácido diclorofenoxiacético), sendo que a técnica utilizada foi a de a cromatografia a líquido com detector por ultravioleta (HPLC/ UV). Para o preparo dos extratos cromatográficos, foi utilizada a extração em fase sólida para isolamento e pré-concentração dos resíduos de agrotóxicos. A leitura dos metais pesados presentes na água foi demonstrada através do Atomic Absorption Spectrophotometer (AAS) AA- 6800 Schimadzu para chumbo (Pb) e Cádmio (Cd) e AAS com forno de grafite para mercúrio (Hg). Os resultados mostraram a presença de resíduos de pesticidas em grande parte do total das amostras de água e contaminação por metais pesados, colocando em risco a saúde das pessoas e, assim, a necessidade de políticas públicas na região.

 

Palavras chaves: agrotóxicos. metais pesados. resíduos. água para consumo humano.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dagoberto Calazans Araujo Pereira, UNICEUMA

Sou Engenheiro Agrônomo, Sanitarista, Doutor em Saúde Pública pela UFMG, atuo no Curso de Engenharia Ambiental do UNICEUMA tanto na graduação como na pós-graduação. Trabalho na Superintendência de Vigilância Sanitária, Epidemiológica e Ambiental. Minha área de pesquisa é Gestão de Resíduos e Remediação

Downloads

Publicado

2013-06-17

Como Citar

PEREIRA, D. C. A. Resíduos de agrotóxicos e metais pesados em água para consumo humano em Centro Novo-MA. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 37–40, 2013. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/1109. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

NOTAS CIENTÍFICAS