O IMPACTO DA AGRICULTURA SOBRE O MEIO AMBIENTE

Autores

  • Rafael Mattos de Deus
  • Sonia Maria Cipriano Bakonyi

Resumo

O desenvolvimento da humanidade nos últimos tempos tem mudado o ambiente natural ao quais todos se inserem. Estas mudanças, em sua grande parte, são impactos sobre a fauna e a flora. Além das indústrias e da cidade, a agricultura também interfere nesta mudança, vê-se o crescimento intensivo e uso indiscriminados de agrotóxicos, do solo, da água, além dos desmatamentos e uso intensivo e prolongado de monoculturas – em que todos estes fatores prejudicam o meio ambiente, incluindo o próprio homem. Entretanto a tecnologia busca alternativa e mecanismos para auxiliar o desenvolvimento agrário sem prejudicar o ambiente, isto é o que propõe as leis e conferências para o desenvolvimento sustentável. Um exemplo é o uso de substâncias naturais para prevenir pragas em substituição dos agroquímicos que causam danos. A água, por exemplo, pode ser usada de uma forma mais racional com uso de irrigação ou fertirrigação por gotejamento, onde já foi comprovado uma grande economia de água e o desenvolvimento melhor das plantas em questão. Portanto este trabalho teve o objetivo de mostrar o papel da agricultura na decadência da sustentabilidade, mas também rever as tecnologias e alternativas existentes para que haja um desenvolvimento conjunto do ambiente e da agricultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Mattos de Deus

Biólogo – Graduado na Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”; Pós-graduado no curso de Especialização em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável da FATEC Internacional– Faculdade de Tecnologia Internacional.

Sonia Maria Cipriano Bakonyi

Bióloga - Doutora em Geografia pela UFPR- Universidade Federal do Paraná; Professora dos Cursos de Pós-Graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente do Grupo Uninter; Membro do Comitê de Ética do Grupo Uninter; Professora e Assistente de Coordenação da FEPAR – Faculdade Evangélica do Paraná na área de Saúde Ambiental. 

Downloads

Publicado

2013-03-10

Como Citar

DEUS, R. M. de; BAKONYI, S. M. C. O IMPACTO DA AGRICULTURA SOBRE O MEIO AMBIENTE. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 21–28, 2013. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/1111. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

NOTAS CIENTÍFICAS