Diagnostico ambiental da atividade de extraçaõ mineral classe 2 na bacia hidrográfica do rio dos cachorros, São Luís - MA, Brasil

Autores

  • Tatiana Cristina Santos de Castro Universidade Federal do Maranhão
  • Flávio Rogério Barros dos Santos Centro Universitário Leonardo Da Vinci

Resumo

O desenvolvimento da atividade de extração mineral no Município de São Luís vem ocorrendo desde meados da década de 80. Atualmente o Município conta com aproximadamente 14 empresas do ramo, sendo que 72% estão instaladas na área da bacia do rio dos Cachorros e que juntas ocupam uma área de extração com aproximadamente 3,6 Km2. Esta pesquisa foi realizada no período de julho a outubro de 2011 através de levantamento de dados de campo e bibliográfico e utilização de sistema de informações geográficas (SIG). Das empresas dispostas no território da bacia 90% apresentam licença ambiental de operação junto aos órgãos ambientais competentes e apenas 10% não estão licenciadas, porém, as mesmas afirmam já ter solicitado a licença ambiental de operação junto ao órgão ambiental local. Esta pesquisa teve como objetivo realizar o diagnóstico ambiental da atividade de extração mineral classe 2 na bacia hidrográfica do rio dos Cachorros através do levantamento e mapeamento das mineradoras instaladas na bacia, caracterização do uso e ocupação do solo na região e identificação  dos impactos ambientais decorrentes da atividade de extração mineral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-03-10

Como Citar

SANTOS DE CASTRO, T. C.; BARROS DOS SANTOS, F. R. Diagnostico ambiental da atividade de extraçaõ mineral classe 2 na bacia hidrográfica do rio dos cachorros, São Luís - MA, Brasil. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 67–76, 2013. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/1152. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos