GERENCIAMENTO DE IMPACTOS AMBIENTAIS EM LAVANDERIAS TÊXTEIS

Autores

  • ANDERSON POLLI POLLI Universidade Estadual de Maringá/UEM

Resumo

Com o objetivo de ressaltar a importância da realização da EIA/RIMA para identificação de impactos ambientais gerados em lavanderias têxteis, este estudo de revisão bibliográfica descreve os processos operacionais de tal empreendimento e direciona para o gerenciamento das resoluções de tais impactos de forma sustentável, pensando no meio sócio-ambiental, atendendo a legislação e garantindo a posição no mercado que se encontra cada vez mais exigente.  Para a montagem de um plano de ação para melhor entendimento e soluções para esses impactos é de suma importância que se conheça o fluxo produtivo e a realidade operacional do empreendimento a ser estudado. Portanto a AIA - Avaliação de Impacto Ambiental, torna-se uma ferramenta indispensável para obter conhecimento da problematização e gerenciamento dos riscos ambientais, visto que as questões ambientais ganharam âmbito social forte de forma que as indústrias tiveram que se adaptar a esse padrão ecológico garantindo assim a lucratividade com alternativas sustentáveis. Com a mudança de paradigma da sociedade em relação ao consumo, há um número crescente de indivíduos que cobram responsabilidade ambiental das empresas, forçando as mesmas a adotar um processo de gerenciamento dos seus impactos, minimizando assim a degradação do meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ANDERSON POLLI POLLI, Universidade Estadual de Maringá/UEM

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Paranaense – UNIPAR; Especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Faculdade de Tecnologias (FATEC/FACINTER); Mestrando em Biologia Comparada pela Universidade Estadual de Maringá-UEM/PGB

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2013-10-14

Como Citar

POLLI, A. P. GERENCIAMENTO DE IMPACTOS AMBIENTAIS EM LAVANDERIAS TÊXTEIS. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 12–18, 2013. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/1245. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO