A atuação ambiental das empresas do Vale oo Rio dos Sinos - RS/ Brasil - nos sistemas de gestão ambiental e suas certificações.

Autores

  • Alessandra Tatiana Krause

Resumo

O presente trabalho, de natureza aplicada, objetiva investigar a situação das empresas na área da gestão ambiental do Vale do Rio dos Sinos/ RS - Brasil. Para isso, foram escolhidas aleatoriamente empresas de pequeno e de grande porte da região, sendo enviado por e-mail às mesmas, um questionário previamente elaborado com questões, que buscavam retratar qualitativamente e quantitativamente a situação da gestão ambiental destas. Após 60 dias, somente duas empresas devolveram os questionários respondidos, uma de pequeno e outra de grande porte. Nenhuma delas possuía certificação ambiental, a ISO 14.0001. Ambas descreveram as principais dificuldades e facilidades a serem encontradas na implementação de um Sistema de Gestão Ambiental. Assim sendo, percebeu-se que esta região do Vale do Rio dos Sinos está num alto patamar de desenvolvimento industrial e produtivo. Porém, questões ligadas ao meio ambiente ainda trazem para as empresas a imagem de multas, licenças ambientais, obrigações e penalizações. Concluiu-se que os Sistemas de Gestão Ambiental e suas certificações são processos ainda muito recentes e em construção permanente nesta região e em todo o Brasil de forma geral. Como um todo, estes devem ser expandidos, testados e melhorados constantemente.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Tatiana Krause


Sou Bióloga licenciada e bacharelada, formada em 2008/2 pela UNISINOS (Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Pós graduada em junho de 2012 no Curso de Gestão e Educação Ambiental pela UNIASSELVI (Universidade Leonardo da Vinci); Professora de Ciências da rede pública municipal de Três Coroas desde 2005. Experiência no trabalho ambiental na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Três Coroas; Atualmente sou diretora de uma Escola de Ensino Fundamental no município de Três Coroas; Paralelamente, atuo em licenciamentos ambientais de fábricas e indústrias da região; Laudos e pareceres técnicos referentes a fauna e flora locais.

Downloads

Publicado

2013-03-10

Como Citar

KRAUSE, A. T. A atuação ambiental das empresas do Vale oo Rio dos Sinos - RS/ Brasil - nos sistemas de gestão ambiental e suas certificações. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 10–15, 2013. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/1289. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

NOTAS CIENTÍFICAS