ESTUDO DA ECOLOGIA DA PAISAGEM NO ESTUÁRIO DO RIO JAGUARIBE NO LITORAL DO CEARÁ (BRASIL) NUMA PERSPECTIVA GEOAMBIENTAL

Autores

  • Carlos Germano Ferreira Costa PRODEMA - UFC

Resumo

A planície litorânea apresenta vulnerabilidade ambiental, ao mesmo tempo em que possui grande potencial para o desenvolvimento de atividades turísticas por apresentar características próprias de forte beleza cênica na formação da paisagem. No estudo em questão foi buscado compreender a dinâmica que se estabelece na unidade geoambiental da planície litorânea e da Foz do Rio Jaguaribe entre os Municípios de Aracati e Fortim no Estado do Ceará. Com tal entendimento da área de estudo, foram determinados os problemas presentes no local, identificados e avaliados os impactos ambientais na Foz do Rio Jaguaribe e planície costeira mediante as transformações da paisagem pela ação natural e antrópica utilizando a análise sistêmica como método para comprender a ecologia da paisagem. Com o entendimento da área de estudo obtido pelos resultados, foram relacionados problemas relacionados à prática turística e a especulação imobiliária na planície litorânea, a instalação de fazendas de camarão no rio Jaguaribe e implantação de parques eólicos na área. A partir desta análise geoambiental foi possível realizar um estudo da ecologia da paisagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Germano Ferreira Costa, PRODEMA - UFC

conhecimento em agricultura, planejamento, política, conservação, ciências naturais, ciências sociais, desenvolvimento sustentável e internacional (formação técnica em Bacharelado em Engenharia Agronômica, Mestre em Ecologia e Recursos Naturais e Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente);

Downloads

Publicado

2013-11-07

Como Citar

FERREIRA COSTA, C. G. ESTUDO DA ECOLOGIA DA PAISAGEM NO ESTUÁRIO DO RIO JAGUARIBE NO LITORAL DO CEARÁ (BRASIL) NUMA PERSPECTIVA GEOAMBIENTAL. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 24–32, 2013. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/2068. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos