Técnicas de geoprocessamento aplicadas aos problemas ambientais que afetam o rio Iaco dentro do limite do município de Sena Madureira-AC

Autores

  • Tais Karina Krugerr Pereira
  • Joselanio Joselanio Ferreira de Morais

Resumo

O geoprocessamento é uma importante ferramenta que pode ser aplicado nos estudos dos aspectos físicos e ambientais da Terra, e neste caso específico em bacias hidrográficas. Avanços na área da informática somam para obtenção de resultados cada vez mais imediatos, como é o caso dos algoritmos de classificação aqui empregada para obtenção dos produtos.  Com isso será possível analisar a realidade posta e caracterizar, associando com influências exercidas pela população sobre o meio natural e alertar sobre a importância em proteger a biodiversidade para as diferentes classes (assentamentos, unidades de conservação, áreas particular e terras indígenas), que cercam o curso do rio, utilizando as técnicas de análise espacial para gerar subsídios qualitativos e quantitativos sobre a realidade produzida pelas ações humanas e naturais. Esse trabalho pretende mostrar alguns conflitos em relação ao uso e ocupação das áreas próximas ao curso do rio Íaco em sua porção localizada em Sena Madureira-AC, que configura-se com um curso hídrico essencial para o município.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-02-15

Como Citar

KRUGERR PEREIRA, T. K.; FERREIRA DE MORAIS, J. J. Técnicas de geoprocessamento aplicadas aos problemas ambientais que afetam o rio Iaco dentro do limite do município de Sena Madureira-AC. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 01–06, 2016. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/2669. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos