Processo de Implantação de Sistema de Gestão Ambiental (SGA) baseado na NBR ISO 14001

Autores

  • Raquel de Oliveira Costa Faculdade Atenas

Resumo

Este artigo busca elucidar através de revisões bibliográficas o processo de implantação de um Sistema de Gestão ambiental (SGA) com base na norma ISO 14001. Ele explica  teoricamente todas as etapas que devem ser seguidas pela organização que deseja implantar um SGA ou somente alinhá-lo a um outro sistema de gestão, como o Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) elaborado a partir da norma ISO 9001, por exemplo. Um aspecto descrito neste trabalho é o uso da metodologia PDCA (Planejar-Executar-Verificar-Agir) a partir de uma política ambiental para implantação do SGA ISO 14001. Com essa metodologia é possível dividir o sistema de gestão em fases, buscando continuamente a melhoria do desempenho ambiental da empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel de Oliveira Costa, Faculdade Atenas

Graduada em Ciências Biológicas e pós graduada em Gestão e Educação Ambiental. Atua com docente universitária e do Ensino Fundamental II.

Publicado

2016-02-15

Como Citar

COSTA, R. de O. Processo de Implantação de Sistema de Gestão Ambiental (SGA) baseado na NBR ISO 14001. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 8, n. 3, 2016. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/2735. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO