DISPOSIÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS:UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DE MORADORES DAS COMUNIDADES DE MORANGUINHO/METRÔ, AREIA BRANCA-RN

Autores

  • Ezégison Antônio Silva UERN
  • Maria Betânia Ribeiro Torre

Resumo

O destino do lixo é um grande problema para as cidades. Além de degradar a paisagem e produzir odor desagradável, o lixo a céu aberto coloca em risco o meio ambiente e a saúde pública. Este trabalho relata à problemática da disposição de resíduos sólidos nas comunidades de Moranguinho/Metrô, Areia Branca-RN, destacando as condições de moradia da população local, as dificuldades de convivência com o lixo, as causas e conseqüências para a qualidade de vida. Como procedimento metodológico adota o estudo de caso, utilizando-se da pesquisa bibliográfica e documental, observações in loco, registro fotográfico e entrevista semi-estruturada com os moradores mais antigos e recentes das comunidades em estudo. Os resultados apontam para um quadro de insustentabilidade socioambiental em face das condições de insalubridade a que está submetida a população residente naquelas comunidades, face ao contato diário com o lixo exposto à céu aberto. O desfecho da pesquisa apresenta possibilidades e alternativas para possíveis melhorias às condições atuais, com a inversão de prioridades do poder público e uma maior organização social local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-04-18

Como Citar

ANTÔNIO SILVA, E.; TORRE, M. B. R. DISPOSIÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS:UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DE MORADORES DAS COMUNIDADES DE MORANGUINHO/METRÔ, AREIA BRANCA-RN. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 06–25, 2009. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/366. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos