O lúdico na inclusão de crianças com déficit intelectual

Autores

  • Glauco José Rocha Diniz Faculdades Integradas do Ceará-UNIFIC
  • Francisco Ivo Gomes de Lavor Faculdades Integradas do Ceará-UNIFIC
  • Magnus Galeno Felga Fialho Faculdades Integradas do Ceará-UNIFIC
  • Karla da Nóbrega Gomes Universidade Federal de Campina Grande-UFCG
  • Aline Cristina de Araújo Florentino Silva Faculdades Integradas do Ceará-UNIFIC
  • Antônio Eudes Ferreira IFPB

Resumo

A educação inclusiva é considerada um dos maiores desafios do sistema educacional e pode ser definida como o processo de incluir alunos com necessidades educacionais especiais ao cotidiano das escolas regulares objetivando desenvolver nas crianças ditas “normais” a capacidade de aceitar e respeitar o “diferente”, e dar a oportunidade a esses “diferentes” a oportunidade de ter uma vida melhor. Esse trabalho inclusivo envolve aspectos internos e externos à escola, os quais, de uma forma ou de outra, contribuem para o desenvolvimento do aluno. Nesse contexto, o presente artigo trata-se de estudo descritivo e exploratório que tem como objetivo discutir e elucidar como os educadores concebem o lúdico na aprendizagem de alunos com deficiência intelectual. Buscando nesse contexto, compreender o como a ludicidade pode favorecer no desenvolvimento de sujeitos que antes excluídos do processo de ensino e aprendizagem, foram submetidos à inclusão que é apregoada nos dias de hoje.

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Biografia do Autor

Glauco José Rocha Diniz, Faculdades Integradas do Ceará-UNIFIC

Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba; Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial-FIP

Francisco Ivo Gomes de Lavor, Faculdades Integradas do Ceará-UNIFIC

Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú e Mestre em Sistemas Agroindustriais pela UFCG campus Pombal.

Magnus Galeno Felga Fialho, Faculdades Integradas do Ceará-UNIFIC

Bacharel em Filosofia/Mestre em Ciências da Religião-Universidade Metodista de São Paulo

Karla da Nóbrega Gomes, Universidade Federal de Campina Grande-UFCG

Graduada em Enfermagem-FIP; Mestre em Sistemas Agroindustriais/UFCG campus Pombal.

Aline Cristina de Araújo Florentino Silva, Faculdades Integradas do Ceará-UNIFIC

Graduada em Administração pelo instituto de Educação Superior da Paraíba e Mestre em Engenharia de Produção-UFPB

Antônio Eudes Ferreira, IFPB

Licenciado em Ciência, com habilitação em Matemática-UFCG

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Publicado

2019-10-01

Como Citar

DINIZ, G. J. R.; LAVOR, F. I. G. de; FIALHO, M. G. F.; GOMES, K. da N.; SILVA, A. C. de A. F.; FERREIRA, A. E. O lúdico na inclusão de crianças com déficit intelectual. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 13, n. 4, p. 06–12, 2019. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/5774. Acesso em: 28 mar. 2024.

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