Análise do currículo nas escolas do campo a partir do método quase experimental

Autores

  • Ademir Guilherme de Oliveira UFPB/Bananeiras
  • Niedja Raissa dos Santos Macedo de Lima UFPB/Bananeiras
  • Cleomara Gomes de Sousa UFPB/Bananeiras
  • Geisiele Alves Hipólito UFPB/Bananeiras
  • Lucas Lopes Oliveira UFPB/Bananeiras

Palavras-chave:

Conteúdos.Ciências.Quase experimental.

Resumo

O presente estudo teve por objetivo a realização de um estudo sobre a análise do currículo nas escolas do campo a partir do método quase experimental. A metodologia empregada constou da pesquisa do tipo qualitativa e quantitativa, do método quase experimental e da utilização dos instrumentos de pré-teste e pós-teste. Para tanto, os procedimentos constaram dos seguintes momentos: pesquisa bibliográfica, realização de aula expositiva sobre o conteúdo da disciplina ciências, aplicação de pré-teste, aula prática ou experimental e pós-teste. Os resultados obtidos evidenciaram a ocorrência de um maior nível de aprendizagem após a realização da aula prática ou experimental. Portanto, concluiu-se que a aprendizagem dos alunos de ciências no ensino fundamental das escolas públicas do campo é mais significativa quando eles manipulam materiais concretos no ambiente escolar.

 

 

 

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Biografia do Autor

Ademir Guilherme de Oliveira, UFPB/Bananeiras

Professor da Universidade Federal da Paraíba/ Bananeiras e  Doutor em Educação

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Publicado

2018-10-02

Como Citar

DE OLIVEIRA, A. G.; DOS SANTOS MACEDO DE LIMA, N. R.; DE SOUSA, C. G.; HIPÓLITO, G. A.; OLIVEIRA, L. L. Análise do currículo nas escolas do campo a partir do método quase experimental. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 12, n. 4, p. 21–24, 2018. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/5776. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

CIÊNCIAS AMBIENTAIS