Viabilidade ambiental, técnica e econômica acerca do tijolo solo-cimento na construção civil

Autores

  • Eliezio Nascimento Barboza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Gilvania Pereira da Costa
  • José de Carlos Batista Faculdade Luciano Feijão
  • Annelyse Esequiel de Lucena Neves
  • Dalieva Lopes Alves
  • Walace Ruan Nobre Pereira
  • Leonardo de Sousa Alves
  • Samuel Hilário Brasileiro
  • Willame Mendes da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Ana Emília Nascimento Lemos Universidade Federal de Campina Grande

Resumo

É notório o crescimento do segmento da Construção Civil, o que incrementa a degradação ambiental. Visto isso, é de suma relevância a aplicação de sistemas, técnicas e/ou materiais construtivos que possibilitem a execução de obras com mínimos impactos ambientais, sem desconsiderar os parâmetros de qualidade, custos e de desempenho das construções. Nessa perspectiva, o presente estudo objetiva apresentar o processo construtivo com uso do tijolo de solo-cimento, um material composto pela mistura da massa produzida com solo, água e cimento. Além disso, busca-se indicar a viabilidade técnica e econômica deste produto para conciliar a construção civil ao desenvolvimento sustentável. Para tanto, é aplicada a metodologia de revisão de literatura. Nesta lógica, tem-se que a execução de construções com uso dos tijolos de solo-cimento, em comparação com os tradicionais tijolos cerâmicos, se dá por meio de um procedimento mais simples e preciso. Sob a perspectiva da viabilidade, o uso de tijolos de solo-cimento apresenta diversos pontos favoráveis, dentre as quais merecem destaque a não necessidade de queima e a redução do uso de materiais e mão de obra. A respeito dos custos, verificou-se que além de viável tecnicamente e ambientalmente, o tijolo solo-cimento é viável economicamente, mesmo com a pouca quantidade de empresas que vendem esses tijolos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliezio Nascimento Barboza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Campus Juazeiro do Norte. Monitor da disciplina de Física Geral II (2019) e (2020). É membro representante do Programa Crea Jr - Núcleo Cariri e do Grupo de Pesquisa em Estudos Ambientais - GEA/Laboratório de Estudo Ecológicos - LEECO, atuando no Projeto de Pesquisa intitulado como: Identificação das Ilhas de Calor da Região Metropolitana do Cariri e projeto de extensão Horta: Sentir e vivenciar. Possui curso técnico em Desenho de Construção Civil (2017) e experiência na área de Engenharia Ambiental, atuando nas seguintes áreas: Construção Civil, Planejamento Urbano e Ambiental, Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto, Climatologia, Desenvolvimento Sustentável e Análises Ambientais a partir de software livre Qgis.

Downloads

Publicado

2023-01-26 — Atualizado em 2023-01-26

Versões

Como Citar

BARBOZA, E. N.; PEREIRA DA COSTA, G.; BATISTA, J. de C.; DE LUCENA NEVES, A. E.; LOPES ALVES, D.; NOBRE PEREIRA, W. R.; DE SOUSA ALVES, L.; HILÁRIO BRASILEIRO, S.; SILVA, W. M. da; LEMOS, A. E. N. Viabilidade ambiental, técnica e econômica acerca do tijolo solo-cimento na construção civil. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 37–43, 2023. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/9674. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>