Dificuldades em georreferenciamento de imóveis rurais:

um estudo de caso

Autores

  • Eliezio Nascimento Barboza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Gilvania Pereira da Costa
  • Raí de Sousa Araujo
  • Renan de Sousa Araujo
  • Annelyse Esequiel de Lucena Neves
  • Dalieva Lopes Alves
  • Walace Ruan Nobre Pereira
  • Leonardo de Sousa Alves
  • José de Carlos Batista Faculdade Luciano Feijão
  • Raquel Formiga de Medeiros

Resumo

 

O georreferenciamento é uma ferramenta que vem sendo utilizada para diversas finalidades, uma delas é obter informações geográficas em diferentes áreas tornando-a importante para o instrumento de planejamento e da gestão de propriedades particulares ou públicas, urbanas ou rurais. Nesse viés, o mapeamento de propriedades rurais é fundamental para planejar e gerir os imóveis ali presentes, realizado através do georreferenciamento. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo averiguar as dificuldades que se tem durante a execução do levantamento de imóveis rurais por meio do georreferenciamento, realizado no Sítio Escondido, no município de Tarrafas – CE. Os dados foram obtidos através de levantamento in loco pelo método RTK convencional. As dificuldades encontradas na etapa de execução do Georreferenciamento foram: perdas de sinal, devido a mata fechada; bem como problemas associados a morosidade do Cartório, comprometendo o georreferenciamento e gerando sentimento de frustação para o proprietário que precisa da certificação para os seus objetivos particulares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliezio Nascimento Barboza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Campus Juazeiro do Norte. Monitor da disciplina de Física Geral II (2019) e (2020). É membro representante do Programa Crea Jr - Núcleo Cariri e do Grupo de Pesquisa em Estudos Ambientais - GEA/Laboratório de Estudo Ecológicos - LEECO, atuando no Projeto de Pesquisa intitulado como: Identificação das Ilhas de Calor da Região Metropolitana do Cariri e projeto de extensão Horta: Sentir e vivenciar. Possui curso técnico em Desenho de Construção Civil (2017) e experiência na área de Engenharia Ambiental, atuando nas seguintes áreas: Construção Civil, Planejamento Urbano e Ambiental, Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto, Climatologia, Desenvolvimento Sustentável e Análises Ambientais a partir de software livre Qgis.

Downloads

Publicado

2023-01-26 — Atualizado em 2023-01-26

Versões

Como Citar

BARBOZA, E. N.; PEREIRA DA COSTA, G.; DE SOUSA ARAUJO, R.; DE SOUSA ARAUJO, R.; DE LUCENA NEVES, A. E.; LOPES ALVES, D.; NOBRE PEREIRA, W. R.; DE SOUSA ALVES, L.; BATISTA, J. de C.; DE MEDEIROS, R. F. Dificuldades em georreferenciamento de imóveis rurais: : um estudo de caso. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 44–49, 2023. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/9675. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>