A produção científica nacional sobre Aprendizagem Organizacional no setor público

Autores

  • Francisco João de Deus de Carvalho Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Bruno de Oliveira Figueiredo Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro
  • Sidneia Maia de Oliviera Rego Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Resumo

Trata-se de um artigo do tipo “estado da arte” com o objetivo de analisar a produção científica nacional sobre a Aprendizagem Organizacional (AO) no contexto de organizações públicas entre 2010 e 2015. Aponta-se que apesar da produção na área de AO ter crescido bastante nas últimas décadas, ainda são poucos os estudos que se propõem a investiga-la dentro de outros setores que não seja o privado. Após a análise criteriosa de artigos publicados entre 2010-2015, nos principais periódicos nacionais e apresentados no maior evento de Administração no país, percebeu-se que o número de publicações sobre o tema dentro das organizações públicas ainda é reduzido, e predomina forte base empírica nos trabalhos, elaborados, majoritariamente, na forma de estudos de caso. Além disso, no setor público há maior dificuldade para criação de uma cultura de aprendizagem, sendo o modelo burocrático, às vezes, um empecilho à reflexividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco João de Deus de Carvalho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Licenciado em Geografia (UFRN); Bacharel em Administração (UERN); Especialista em Gestão Pública (SIGNORELLI), Mestrando em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (UERN).

Administrador no Instituto Federal da Paraíba– Diretoria de Administração e Planejamento, Catolé do Rocha, Paraíba, Brasil.

Bruno de Oliveira Figueiredo, Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro

Graduado em Administração de Empresas (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), Mestre em Educação (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), Doutorando em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro).

Membro do Grupo de Pesquisas sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS) na UFRRJ.

Professor na Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro.

Sidneia Maia de Oliviera Rego, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Bacharel em Administração (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), Especialista em Gestão Pública Municipal (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), Mestre em Gestão de Organizações Aprendentes (Universidade Federal da Paraíba).

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Professora Assistente IV; Coordenadora do Curso de Especialização em Gestão Pública (UERN/Escola de Governo).

Downloads

Publicado

2017-07-10

Como Citar

Carvalho, F. J. de D. de, Figueiredo, B. de O., & Rego, S. M. de O. (2017). A produção científica nacional sobre Aprendizagem Organizacional no setor público. Revista Brasileira De Pesquisa Em Administração, 3(1), 11–20. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBPA/article/view/4825

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)