Assistência de enfermagem no aleitamento materno a recém-nascidos assistidos na Terapia Intensiva

Autores

  • Lília Costa Nascimento Universidade Federal de Campina Grande
  • Valquírio Gomes dos Santos Júnior Universidade Federal de Campina Grande
  • Jayara Mikarla de Lira Universidade Federal de Campina Grande
  • Mirella Caroene Martiniano da Silva Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v13i4.10012

Palavras-chave:

Materno infantil, Aleitamento Materno, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal

Resumo

O aleitamento materno é o processo pelo qual o lactente recebe leite de sua mãe e segundo a Organização Mundial de Saúde em concordância com o Ministério da Saúde, este deve ocorrer de forma exclusiva até os seis primeiros meses de vida. Além do mais, as "Unidades de Terapia Intensiva Neonatais" foram criadas e adaptadas com o intuito de oferecer assistência ao recém-nascido prematuro e outras necessidades relacionadas a esse público. Dessa forma se faz necessidade saber o que a literatura atual vigente apresenta sobre os fatores que podem influenciar diretamente na efetivação do aleitamento materno dentro das Unidades de Terapia Intensiva do Brasil e como as iniciativas da saúde pública, voltadas para este, influenciaram nas taxas relacionadas à saúde materna e neonatal. O presente estudo trata-se de uma revisão integrativa, retrospectivo e secundário, através da questão norteadora “Como ocorre a assistência de enfermagem no aleitamento materno a recém-nascidos assistidos na terapia intensiva?”, utilizando de descritores cadastrados nos "Descritores em Ciências da Saúde" e submetidos em diversas bases de dados oficiais. Desta forma, salientando a importância da assistência de enfermagem durante o processo de aleitamento materno nas condições da criança internada em Unidades de Tratamento Intensivo Neonatal, ressaltando os inúmeros benefícios para o binômio mãe e filho(a).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARVALHO, N. A. et al. A transição do cuidado do recém-nascido prematuro: da maternidade para o domicílio. Acta Paul Enferm. 2021.

CAVALCANTE, B. H. S. et al. Hipernatremia grave em recém-nascido resultante de falha no aleitamento materno: relato de caso. Revista de Saúde. 2021.

DA SILVA, K. I. V. et al. Aleitamento materno em recém-nascidos internados em UTI Neonatal: Revisão de Literatura. Rev. Expr. Catól. Saúde. 2020.

DA SILVA, M. F.; DA COSTA, A. C. C.; MARINHO, M. F. Estresse, qualidade de vida e Copingem enfermeiros atuantes em uma unidade neonatal. Rev Enferm Atual In Derme. 2022.

GOMES, C. S. et al. Amamentação cruzada no cenário de precarização do trabalho em saúde: atuação do enfermeiro. Rev. Enferm UERJ. 2020.

LIMA, G. R; SILVA, J. S. L. G. Vivência dos profissionais de enfermagem perante a morte neonatal. Revista Pró-Univer SUS. 2019.

MUFATO, L. F.; GAÍVA, M. A. Empatia de enfermeiras com recém-nascidos hospitalizados em unidades de terapia intensiva neonatal. Acta Paul Enferm. 2022

NASS, E. M. A. et al. Peso corporal aos 12 e 24 meses de vida e sua relação com tipo de aleitamento: estudo de coorte. Cogitare Enferm. 2022.

RAMOS, J. et al. Avaliação das internações dos recém-nascidos em uma UTI Neonatal durante uma pandemia. Revista Uruguaya de Enfermería. 2022.

SILVEIRA, C. M. et al. Coping da equipe de enfermagem no processo morte-morrer em unidade neonatal. Acta Paul Enferm. 2022.

VIANA, M. D. Z. et al. Estratégias e ações do enfermeiro no incentivo ao aleitamento materno: Revisão Integrativa. R. pesq.: cuid. fundam. online 2021.

VIEIRA, E. S. et al. Breastfeeding self-efficacy and postpartum depression: a cohort study. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2018.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

Nascimento, L. C., Santos Júnior, V. G. dos, Lira, J. M. de, & Silva, M. C. M. da. (2023). Assistência de enfermagem no aleitamento materno a recém-nascidos assistidos na Terapia Intensiva. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 13(4), 890–893. https://doi.org/10.18378/rebes.v13i4.10012

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)