Avaliando a avaliação: um pensar a partir dos teóricos

Autores

  • Kelly Cristina Duarte de Macêdo Vieira FIP
  • Kézia Cortez da Silva FIP

Resumo

Trata-se de um estudo, no qual se adotou-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, tendo como objetivo mostrar a importância da avaliação no processo educativo. A avaliação vem sendo estudada desde o início do século XX. Graça ao seu processo evolutivo, a avaliação possibilita a visualização dos resultados relativos aos objetivos traçados para o ensino. Possibilita observar se os alunos já alcançaram um determinado desenvolvimento no processo educativo ou se apresentam algum tipo de dificuldades. Para que realmente a avaliação cumpra o seu papel é preciso repensar a sua prática, para que ela seja possível de desenvolver trabalhos significativos, fazendo com que o ato de avaliar seja visto como compensador do aproveitamento escolar. Não é possível entender a avaliação de forma isolada. Ela reflete uma concepção de educação, de escola e de sociedade, sendo um reflexo desses ambientes. Com o presente trabalho pode-se perceber que o processo avaliativo é dinâmico e pode ser promovido através de diferentes formas. Assim, cabe ao professor escolher aquela que melhor se adapta ao seu processo educativo. Independente da forma escolhida, a avaliação deve ter sempre um caráter continuado, para que o aluno seja avaliado durante todo o ano letivo e por tudo que faz no contexto da sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelly Cristina Duarte de Macêdo Vieira, FIP

Professor, diplomado em Gestão Pública, Especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública, mestrando em Sistemas Agroindustriais, pela UFCG, Campus de Pombal-PB.

Downloads

Publicado

2013-07-04

Como Citar

Vieira, K. C. D. de M., & Silva, K. C. da. (2013). Avaliando a avaliação: um pensar a partir dos teóricos. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 2(1). Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2050