Efeitos da intervenção fisioterapêutica no equilíbrio e coordenação motora em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v15i2.11369Resumo
O Transtorno do Espectro Autista é uma condição do neurodesenvolvimento caracterizada por déficits na comunicação social e padrões restritos de comportamento, frequentemente acompanhada por alterações motoras relevantes, como prejuízos no equilíbrio e na coordenação motora. Tais alterações podem impactar negativamente a funcionalidade, a autonomia e a inclusão social das crianças com TEA. Neste contexto, a intervenção fisioterapêutica apresenta-se como uma estratégia terapêutica promissora, integrando o cuidado multiprofissional e contribuindo para o aprimoramento das habilidades motoras fundamentais. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar, com base na literatura científica recente, os efeitos da fisioterapia sobre o equilíbrio e a coordenação motora em crianças com TEA. Por meio de uma revisão narrativa e qualitativa da literatura, foram identificadas diversas abordagens eficazes, como o conceito Bobath, a integração sensorial, o treino funcional e o uso de atividades lúdicas e terapêuticas. Os estudos analisados demonstraram avanços na estabilidade postural, nas habilidades locomotoras e na coordenação global e fina, além de benefícios secundários sobre o comportamento e a socialização. Contudo, persistem desafios na implementação das práticas fisioterapêuticas, como limitações metodológicas, escassez de recursos, dificuldades de adesão familiar e necessidade de formação especializada. Portanto, conclui-se que a intervenção fisioterapêutica, quando individualizada e baseada em evidências, corrobora na promoção do desenvolvimento motor e na melhoria da qualidade de vida de crianças com TEA.
Downloads
Referências
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders – 5th ed. (DSM-5). Arlington, VA: APA, 2013.
BHAT, A. N. Motor impairment increases in children with autism spectrum disorder: heterogeneity and dose-response across the spectrum. Autism Research, v.13, n.1, p.8-25, 2020.
BLANCHE, E. I.; REINOSO, G.; CHANG, M. C.; BODISON, S. Proprioceptive processing difficulties among children with autism spectrum disorders and developmental disabilities. American Journal of Occupational Therapy, v.66, n.5, p.621-624, 2012.
BREMER, E.; CROZIER, M.; LLOYD, M. A systematic review of the behavioural outcomes following exercise interventions for children and youth with autism spectrum disorder. Autism, v.20, n.8, p.899-915, 2016.
CALDANI, S.; ATZORI, P.; PEYRE, H.; DELOME, R.; BUCCI, M. P. Short rehabilitation training program may improve postural control in children with autism spectrum disorders: preliminary evidences. Scientific Reports, v.10, p.1-7, 2020.
CARDOSO, A. A. et al. Manual de Orientação: Transtorno do Espectro do Autismo. Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Departamento Científico de Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento. Rio de Janeiro: SBP, 2019.
DOUMAS, M.; McKENNA, R.; MURPHY, B. Postural control deficits in Autism Spectrum Disorder: the role of sensory integration. Journal of Autism and Developmental Disorders, v.46, n.3, p.853-861, 2016.
DRAUDVILIENĖ, L.; DRAUDVILA, J.; STANKEVIČIŪTĖ, S.; DANIUSEVIČIŪTĖ-BRAZAITĖ, L. Two physiotherapy methods to improve the physical condition of children with autism spectrum disorder. Brain Sciences, v.13, n.8, p.1132, 2024.
GABRIELS, R. L. et al. Randomized controlled trial of therapeutic horseback riding in children and adolescents with autism spectrum disorder. Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry, v.54, n.7, p.541-549, 2015.
GONZÁLEZ, J. J. C.; CANALS, J. C. I. Las posibilidades de la fisioterapia en el tratamiento multidisciplinar del autismo. Revista Pediatría de Atención Primaria, v.16, n.61, p.e37-e46, 2014.
HOWE, T.-H.; WANG, T.-N. Systematic review of interventions used in or relevant to occupational therapy for children with autism spectrum disorder. American Journal of Occupational Therapy, v.67, n.4, p.412-429, 2013.
KIM, Y.-H. (Coord.). How can pediatricians treat neurodevelopmental disorders: evidence of therapy in preschool children with ADHD and ASD. Clinical and Experimental Pediatrics, v.64, n.4, p.159-167, 2021.
LEONARD, H. C. et al. Early motor development in ASD: a study of infants at high and low risk for autism spectrum disorder. Developmental Medicine & Child Neurology, v.56, n.12, p.1216-1222, 2014.
LIM, Y. H.; PARTRIDGE, K.; GIRDLER, S.; MORRIS, S. L. Standing postural control in individuals with Autism Spectrum Disorder: a systematic review and meta-analysis. Journal of Autism and Developmental Disorders, v.47, n.7, p.2238-2253, 2017.
MACDONALD, M.; Lord, C.; ULRICH, D. The relationship of motor skills and social communicative skills in school‐aged children with autism spectrum disorder. Adapted Physical Activity Quarterly, v.30, n.3, p.271-282, 2013.
MAENNER, M. J. et al. Prevalence of autism spectrum disorder among children aged 8 years — Autism and Developmental Disabilities Monitoring Network, United States, 2018. MMWR Surveillance Summaries, v.70, n.11, p.1-16, 2021.
MOSCONI, M. W.; Sweeney, J. A. Sensorimotor dysfunctions as primary features of autism spectrum disorders. Science China Life Sciences, v.58, n.10, p.1016-1023, 2015.
OLIVEIRA, M. M.; SILVA, R. S.; ANDRADE, C. O.; COSTA, K. A. R. Intervenções fisioterapêuticas no tratamento do Transtorno do Espectro Autista: uma revisão integrativa. Research, Society and Development, v.13, n.6, e5513645998, 2024.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Autism spectrum disorders – World Health Organization Fact Sheet. Genebra: WHO, 2020.
POSAR, A.; VISCONTI, P. Early motor impairment in children with autism spectrum disorder. Turkish Archives of Pediatrics, v.56, n.6, p.646-647, 2021.
ROSARIO, M. G. et al. Proprioception and vestibular alterations affect postural control in children with mild autism: a pilot study. F1000Research, v.7, p.305, 2018.
SANTOS, G. T. S.; MASCARENHAS, M. S.; OLIVEIRA, E. C. A contribuição da fisioterapia no desenvolvimento motor de crianças com transtorno do espectro autista. Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, v.21, n.2, p.129-143, 2021.
SEGURA, D. C. A.; NASCIMENTO, F. C.; KLEIN, D. Estudo do conhecimento clínico de profissionais de fisioterapia no tratamento de crianças autistas. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, v.15, n.2, p.159-165, 2011.
SHAFIQ, M. S. et al. Effect of aerobic exercise on rehabilitation of autistic child. Pakistan Journal of Medical & Health Sciences, v.16, p.498-500, 2022.
SOWA, M.; MEULENBROEK, R. Effects of physical exercise on autism spectrum disorders: a meta-analysis. Research in Autism Spectrum Disorders, v.6, n.1, p.46-57, 2012.
SRINIVASAN, S. M.; PILEGGI, A.; BASU, S. Efficacy of movement-based interventions for children with autism spectrum disorder: a meta-analysis. Pediatrics, v.144, n.6, e20183337, 2019.
YE, Q. et al. Effectiveness of exercise intervention on improving fundamental motor skills in children with autism spectrum disorder: a systematic review and meta-analysis. Frontiers in Psychiatry, v.14, art.1132074, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Jackson Robson Ribeiro de Almeida, Vanderson Fagundes Rocha, Flávia Esmeraldo Maurício, Sara Vivian Ribeiro Linhares, Gessica Rabelo da Silva, Bruna Pereira Saraiva, Rosivania Lima Gomes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cess