Avaliação do processo ensino-aprendizagem na escola Marieta Cals: uma proposta instigadora

Autores

  • Cicera Alves Agostinho de Sá Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.
  • Maria do Socorro Cordeiro de Sousa

Resumo

A avaliação do processo ensino-aprendizagem dos estudantes da escola pública precisa ser repensada e redirecionada na escola contemporânea, visto que as avaliações em larga escala evidenciam a emergente necessidade de planejarmos ações educativas voltadas para o desenvolvimento das competências e habilidades a serem contempladas em cada etapa do período escolar, no qual educandos e educadores protagonizam o processo de produção do conhecimento. Para tanto, fundamentamos nossas afirmações e suposições nos teóricos Mèndez e Vasconcelos, além de referenciar o nosso discurso na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional que singulariza a avaliação dos brasileiros ao determinar que os aspectos qualitativos devem  prevalecer sobre os quantitativos. A metodologia utilizada ao longo da realização desse trabalho remete-nos para a importância de conhecermos o contexto familiar do qual o aluno é proveniente, para que as proposições estruturais e reflexivas contemplem a necessidade específica de aprender de cada estudante. Mediante a confirmação de que a escola disponibiliza de recursos pedagógicos adequados à realidade da sua clientela, ora sugerimos a implementação de diversos instrumentais avaliativos, de forma que o educando possa desenvolver sua condição individual de aprender, a partir das intervenções realizadas pelo professor que, nessa nova conjuntura, atuará como mediador entre o conhecimento elaborado e a busca incessante do discente por novas descobertas.

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Publicado

2013-09-24

Como Citar

Alves Agostinho de Sá, C., & Cordeiro de Sousa, M. do S. (2013). Avaliação do processo ensino-aprendizagem na escola Marieta Cals: uma proposta instigadora. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 3(2), 01–14. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2253