A importância da afetividade no processo educativo

Autores/as

  • Horiana Lucena Campos FIP
  • Sósthenis Anacleto Estrela FIP

Resumen

A função do professor ou o papel que o mesmo desempenha sempre foi um foco de debates ao longo do processo histórico da educação. As mudanças que se processam na sociedade globalizada e a concepção que se tem da educação, tendem a despertar para a necessidade de se formar professores com capacidades e habilidades compatíveis com as mudanças que estão ocorrendo no contexto sócio-educacional. Os dilemas vividos pelos professores são muitos: a falta de incentivos, salários baixos, a falta de interesse por parte dos alunos, a diversidade das práticas pedagógicas e tantas outras que afligem os professores. Porém é evidente que os desafios ajudam a rever ações e a buscar saídas coerentes para uma prática educativa mais significativa. Este trabalho trata-se de uma discussão em torno dos percalços enfrentados cotidianamente pelos professores na dinâmica da sala de aula, destacando ainda a importância da afetividade na relação professor e aluno e para uma educação de qualidade. Um professor bem sucedido nas suas relações interpessoais terá maior desempenho em suas atividades pedagógicas.

 

Palavras-Chave: Prática docente.  Afetividade. Relação professor e aluno.

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Cómo citar

Campos, H. L., & Estrela, S. A. (2013). A importância da afetividade no processo educativo. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 3(4), 11–17. Recuperado a partir de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2446