Alfabetizar Letrando

Autores

  • Terezinha da Costa Santos FIP

Resumo

Atualmente, no Brasil, o termo ‘letramento’ já está incorporado em discursos e práticas relativas ao ensino e aprendizagem da leitura e escrita na fase inicial de escolarização de crianças, mostrando a necessidade de considerar tanto a relação de interdependência e indissociabilidade entre letrar e alfabetizar quanto as possíveis distinções entre letramento escolar e letramento social. O letramento é um processo que se inicia antes mesmo de a criança aprender a ler, supondo a convivência com universo de sinais escritos e sendo precedido pelo domínio da oralidade. Outros fatores associam-se ao processo de letramento, já que a convivência com a escrita começa no âmbito da família e intensifica-se na escola, quando o mundo do livro é introduzido à infância. Alfabetizar letrando significa orientar a criança para que aprenda a ler e a escrever levando-a a conviver com práticas reais de leitura e de escrita: substituindo as tradicionais e artificiais cartilhas por livros, por revistas, por jornais, enfim, pelo material de leitura que circula na escola e na sociedade, e criando situações que tornem necessárias e significativas práticas de produção de textos. O processo de alfabetização exige do professor muita atenção e dedicação. Por outro lado, as dificuldades e os freqüentes fracassos dos educandos nessa fase escolar exigem uma mudança de atitude e uma tentativa na procura de outros caminhos. Em síntese, alfabetização e letramento são conceitos que precisam ser vivenciados em sua plenitude, sobretudo na escola, pois tal como se apresenta na realidade nacional, muitos professores precisam se apropriar da concepção de letramento como algo necessário para a vida dos alunos.

 

Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Terezinha da Costa Santos, FIP

Diplomada em Pedagogia, pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú, especialista em Psicopedagogia, pelas Faculdades Integradas de Patos.  

Downloads

Como Citar

Santos, T. da C. (2014). Alfabetizar Letrando. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 4(1). Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2617