Inclusão Social de Crianças Portadoras de Síndrome de Down nas Escolas Particulares do Município de Campina Grande - PB

Autores

  • Clara Noberto Adamastor de Sousa Faculdade Maurício de Nassau
  • Rayssa Moraes Martins FACULDE MAURÍCIO DE NASSAU
  • Sheila Carla Silva Agra de Farias FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU

Resumo

Introdução O processo de inclusão social de crianças com necessidades educativas especiais (NEE), como a Síndrome de Down (SD), é de grande valor para o seu desenvolvimento, uma vez que contribui diretamente para a sua qualidade de vida. Para isso é necessário que os profissionais sejam capacitados e a escola esteja aberta a novas possibilidades. O objetivo geral da pesquisa foi avaliar a realidade das disposições acerca da inclusão social de crianças com SD em escolas da rede privada e traçar perfis sócio epidemiológico e profissional do docente. Legitima-se pelo fato de não haver estudos neste campo, sendo uma importante base para outros pesquisadores. Metodologia Estudo classificado como transversal-descritivo em relação a seus objetivos e quantitativos quanto ao levantamento de dados coletados através do questionário Survey adaptado. Este foi realizado em quatro escolas da rede privada de ensino da cidade de Campina Grande que possuem crianças com SD regularmente matriculadas, seu instrumento foi aplicado para 14 docentes, envolvidos com a educação das mesmas em tais instituições, processados no programa Excel e logo após analisados. Foram excluídos da pesquisa todos aqueles que não quiseram responder ao questionário. Resultados Como resultado a maioria (8 professores) possui entre 31 a 40 anos; 12 deles apresentam bacharelado em educação; e quanto a formação para NEE, 7 entre 10 acharam muito insuficiente a que tiveram. A metade da amostra demonstrou-se insatisfeitos quanto à situação na qual se encontra nas instituições que atuam, diante do tema abordado. Conclusão Com base neste estudo é possível concluir que, mesmo as instituições escolares incluindo alunos com NEE no ambiente estudantil, fazem-se necessário a adaptação estrutural hergonomicamente correta e que seu corpo docente esteja sempre atualizado e formado adequadamente a estas realidades.

PALAVRAS-CHAVE: Inclusão Social. Síndrome de Down. Capacitação do Corpo Docente

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Biografia do Autor

Clara Noberto Adamastor de Sousa, Faculdade Maurício de Nassau

Fisioterapeuta, Especialista em Fisioterapia Neurofuncional, Preceptora da Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande, PB, Brasil

Rayssa Moraes Martins, FACULDE MAURÍCIO DE NASSAU

Fisioterapeuta, Especialista em Fisioterapia Neurofuncional, Preceptora da Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande, PB, Brasil

Sheila Carla Silva Agra de Farias, FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU

Fisioterapeuta, Especialista em Traumato-Ortopedia, Educação,

Teapia Manual, Osteopatia e Saúde Pública, Professora da Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande, PB, Brasil

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Publicado

2014-12-31

Como Citar

Sousa, C. N. A. de, Martins, R. M., & Farias, S. C. S. A. de. (2014). Inclusão Social de Crianças Portadoras de Síndrome de Down nas Escolas Particulares do Município de Campina Grande - PB. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 4(3), 13–25. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2821