O papel da família diante do fracasso escolar numa visão psicanalítica

Autores

  • Cícera Maria Dantas
  • Álvaro Luis Pessoa de Farias UNIDER

Resumo

Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de discutir o fracasso escolar à luz da Psicanálise, tomando-o não somente como uma inibição inconsciente ao ato de aprender, mas também como um resultado a ausência de uma interação com a família. O fracasso escolar é um tema que interessa à Psicanálise e suas conexões com a Educação, tiveram início com Freud, sendo, portanto, também privilegiadas por Lacan e Maraine Clein. Na contemporaneidade, o fracasso escolar é uma das manifestações que trazem mais prejuízos à vida social e profissional dos adolescentes, apresentando-se como um problema multifatorial, requerendo não somente uma ampla discussão como uma intervenção, elaborada a partir da Psicanálise. Ele é apresentado como sendo uma patologia recente, que somente começou a ser percebido a partir do século XIX, quando a escolaridade passou a ser obrigatória. E, como o passar dos anos, o problema ao invés de ser solucionado, ampliou-se de forma considerável. Não há como se superar o fracasso escola sem a participação da família no dia a dia do aluno, acompanhando em suas atividades, partilhando de todo o processo de ensino aprendizagem. Essa participação também é importante porque auxilia no processo de escuta psicanalítica, tão necessária para se conhecer/identificar os reais motivos que levam os alunos a não apresentarem um bom rendimento na escola. E, toda a intervenção psicanalítica destinada à superação do fracasso escolar deve considerar como importante a ausência e o nível de presença da família no processo de aprendizagem da criança, objetivando constatar o nível de envolvimento nesse processo. O êxito dessa intervenção também estará condicionado ao grau de comprometimento da família no processo educativo.

 

Palavras-chave: Fracasso escolar. Contribuição da Família. Visão Psicanalítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cícera Maria Dantas

Professora da rede pública, mestre em Psicanálise Aplicada à Educação e à Saúde, pela UNIDERC

Álvaro Luis Pessoa de Farias, UNIDER

Mestre em Educação Física e doutor em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual

Paulista Júlio de Mesquita Filho e docente do Programa de Mestrado/Doutorado Livre em
Psicanálise na Educação e Saúde, promovido pela UNIDERC

Downloads

Publicado

2015-01-25

Como Citar

Dantas, C. M., & Farias, Álvaro L. P. de. (2015). O papel da família diante do fracasso escolar numa visão psicanalítica. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 5(1), 6–12. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3151