A timidez numa perspectiva psicanalítica: avaliando o problema numa escola pública

Autores

  • Josefa Rodrigues da Silva UNIDERC
  • Iraquitan José Leite Ribeiro UNIDERC

Resumo

Trata-se de um estudo de natureza de natureza descritiva, de caráter exploratório e de uma abordagem quantitativa, objetivando verificar, sob a visão psicanalítica, se as relações socioafetivas interferem no processo de aprendizagem das crianças tímidas, numa escola pública do município de Aguiar, Estado da Paraíba. Ficou demonstrado que a timidez é um grande problema a ser vencido, principalmente, ainda na idade escolar, sendo por esta razão, necessário que o professor saiba identificar o aluno com problemas deste tipo. E, que no exercício de suas funções, o educador pode ajudar seus alunos tímidos a superarem esse problema. No entanto, o mais importante a ser colocado é que tanto os professores como as instituições educacionais têm inúmeras possibilidades para auxiliaram na superação dessa doença. Quando a aplicação dos questionários junto aos alunos, pode-se comprovar que mais da metade dos entrevistados ressaltaram que são tímidos ou apresentam traços de timidez. Desta forma, os resultados da presente pesquisa servirão para os professores da escola que serviu como campo de pesquisa, passem a olharem com mais atenção para seus alunos, identificando aqueles que apresentam algum tipo de timidez, direcionando, em seguida, uma atenção mais especial para esse alunos. Isto por que o educador, também, responsável pela formação da criança.

 

Palavras-chave: Timidez. Implicações na Aprendizagem. Visão Psicanalítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josefa Rodrigues da Silva, UNIDERC

Professora da rede pública, mestre em Psicanálise Aplicada na Educação e Saúde, pela UNIDERC

Iraquitan José Leite Ribeiro, UNIDERC

Docente, mestre em Ensino das Ciências, pela UFRPE e doutor em Psicanálise Aplicada

na Educação e Saúde, pela UNIDERC

Downloads

Publicado

2015-01-25

Como Citar

Silva, J. R. da, & Ribeiro, I. J. L. (2015). A timidez numa perspectiva psicanalítica: avaliando o problema numa escola pública. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 5(1), 34–42. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3152