Concepções epistemológicas da educação

Autores

  • Ivanaldo Oliveira Santos Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Francisco Roberto Diniz Araújo Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN)

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar algumas questões da epistemologia da educação e, por conseguinte, a sua implicação com a prática pedagógica numa perspectiva reflexiva. Entre os principais teóricos que fundamentam o artigo cita-se: Freire (1996), Maldaner (2000), Morim (2002), Silveira (2005) e Tardif (2003). Para alcançar o objetivo o artigo foi dividido em três partes: Concepções epistemológicas da prática educativa; concepções epistemológicas na educação e, por último, construção do conhecimento epistemológico.  Por fim, a guisa de conclusão, afirma-se que o processo de educar e ser educado continua sendo necessário e imperioso. É um processo desafiador, antigo e, ao mesmo tempo, novo e carregado de novidades. Por isso, é preciso, de um lado, retomar as teorias clássicas da epistemologia da educação, pois contribuem muito para o avanço teórico sobre os problemas da educação na sociedade contemporânea; e, do outro lado, ir a busca de novas teorias epistêmicas para a educação que, de formas variadas, possam contribuir para o (re)pensar a educação e os múltiplos atores que compõem o ambiente escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivanaldo Oliveira Santos, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN)

Filósofo, pós-doutorado em estudos da linguagem pela USP, doutor em estudos da linguagem pela UFRN, professor do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).

Francisco Roberto Diniz Araújo, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN)

Graduado em Pedagogia e Especialista em Orientação e Supervisão Escolar pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), atualmente realiza o doutorado em Humanidades e Artes pela Universidade Nacional de Rosario, UNR, na Argentina.

Downloads

Publicado

2015-10-20

Como Citar

Santos, I. O., & Araújo, F. R. D. (2015). Concepções epistemológicas da educação. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 5(3), 26–30. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3493

Edição

Seção

Revisão