Análise das ações intersetoriais no programa saúde na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v10i1.7364

Palavras-chave:

Ação intersetorial. Promoção da Saúde. Saúde escolar.

Resumo

A escola é um equipamento social importante para construção de uma sociedade democrática e o ambiente escolar é elemento renovador da realidade acarretando ganhos em saúde. A intersetorialidade é um dos pilares do Programa Saúde na Escola e tem o propósito de dar novos contornos ao padrão tradicionalmente fragmentado das agências públicas. O estudo teve por objetivo, conhecer as ações intersetoriais que são realizadas no Programa Saúde na Escola. Tratou-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada por meio da utilização das bases de dados da BDENF, LILACS e SCIELO, incluindo estudos redigidos no idioma português, publicados entre 2008 e 2018, totalizando uma amostra composta por 7 publicações categorizadas em: Aspectos influenciadores para o funcionamento da intersetorialidade, Inserção das ações do PSE no PPP das escolas, e A percepção dos gestores municipais sobre os Processos político-gerenciais intersetoriais. Conclui-se que a intersetorialidade no contexto do PSE, apesar de ser um dos pilares de tal programa, não é desenvolvida corretamente pelos atores envolvidos, sendo muitas vezes considerada como ação midiática, realizadas pontualmente pelos setores de saúde e educação, refletindo diretamente na qualidade da assistência prestada, pois não havendo a devida interação entre os setores, consequentemente, não há a devida interação e troca de conhecimentos entre os profissionais, para a resolutividade de problemas da comunidade estudantil que afeta diretamente seus familiares e a comunidade. 

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Biografia do Autor

Maria Salomé Martins, Faculdade Gianna Beretta

Hariane Freitas Rocha Almeida, Universidade Ceuma

Aline Sharlon Maciel Batista Ramos, Universidade Ceuma

Messias Lemos, Universidade Federal do Pará

Francisca das Chagas Gaspar Rocha, Faculdade Maurício de Nassau

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Publicado

2020-01-03

Como Citar

Martins, M. S., Almeida, H. F. R., Ramos, A. S. M. B., Lemos, M., & Rocha, F. das C. G. (2020). Análise das ações intersetoriais no programa saúde na escola. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 10(1), 32–39. https://doi.org/10.18378/rebes.v10i1.7364

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